A Prefeitura vai construir o Novo Centro de Convenções Salvador, mais uma obra do Salvador 360, o maior plano de desenvolvimento da história da cidade.

No local do antigo Aeroclube, será construído um dos mais modernos centros de convenções do País. Com isso, Salvador voltará a fazer parte do calendário de congressos, feiras, shows e outros grandes eventos do Brasil e do mundo. Bom para a cidade. Bom para o turismo. Bom para gerar mais emprego e renda.

Centro de Convenções Salvador

O Centro de Convenções municipal terá capacidade para receber 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções, além de dois espaços para shows, um na parte interna e outro na área externa, com possibilidade de atender 20 mil pessoas.

O projeto foi feito pelos arquitetos André Sá e Francisco Mota. A estrutura do prédio será de concreto, sem aço aparente, para evitar os efeitos do salitre. Os vidros serão autolimpantes.

No formato de pomba, em homenagem à bandeira da cidade, o centro vai ter duas fachadas: uma de frente para o mar e a outra para a Avenida Octávio Mangabeira.

As obras serão executadas pelo Consórcio CCS e devem gerar 300 empregos diretos.

O novo Centro de Convenções faz parte do programa Salvador 360 e terá caráter multiuso, com capacidade para realizar eventos simultâneos de lazer e de negócios.

O novo Centro de Convenções ficará pronto em setembro de 2019, e a prefeitura já está em busca de eventos para o local e da empresa que vai administrar o espaço.

A área total do terreno é de 103.119,24 m², e a área de construção será de 36.335,82 m². O local terá 1,4 mil vagas de estacionamento, 4 para ônibus e 16 para táxis, além de 10 vagas para caminhões com acesso independente para os auditórios. No térreo, serão oito auditórios moduláveis, com 800 m², praça de exposição, seis salões de 522 m², e dois foyers. No primeiro pavimento, serão construídas 12 salas, 28 espaços de reunião e mezanino para exposição. No segundo pavimento, vão funcionar dois restaurantes com vista para o mar, com 423 m² cada.

Projeto:

  • Área total do equipamento: 101 mil m²
  • Até 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções
  • Até 20 mil pessoas em shoes em área externa
  • Até 20 mil pessoas em shoes em área interna
  • Grande esplanada com 2.550 m²
  • Mais de 1.000 vagas de estacionamento
  • 8 auditórios moduláveis com 1.000 m²
  • 16 salões moduláveis com 400 m²
  • Praça de exposições com 2.500 m²
  • 2 restaurantes com vista mar de 435 m² cada
  • Projeto preparado para enfrentar os efeitos do salitre

Novo Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções Salvador Licitação

O consórcio CCS, formado pelas empresas Axxo Construtora e pela construtora Andrade Mendonça, foi o vencedor da licitação para construção do Centro de Convenções de Salvador.

Centro de Convenções Salvador Demolido

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) afirmou que, o antigo Centro de Convenções Salvador passa por um processo de “desmontagem parcial“, que inclui o corte e o esmagamento de peças estruturais de menor porte. Durante este processo, pode haver o deslocamento da estrutura, algo extremamente previsto e natural. Após esta etapa, serão utilizados guindastes e plataformas elevatórias para desmontar as peças metálicas de grande porte.

Centro de Convenções Salvador Aeroclube

A capital baiana vai passar a contar com um Centro de Convenções. O equipamento, anunciado pela Prefeitura, vai ocupar uma área total de mais de 100 mil m2 , e será erguido no local em que funcionava o antigo Aeroclube, na orla da Boca do Rio. Ele terá capacidade para receber 14 mil pessoas em congressos e convenções. A área total construída será de 78 mil m2.

Outras informações e site

Centro de Convenções Salvador
Rate this post