O Solar do Unhão é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. Criado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, foi apenas em 1963 que o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Salvador) teve o solar como sua sede definitiva.

A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de criar um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste.

A principal modificação que a arquiteta fez na estrutura do Solar do Unhão foi demolir o segundo piso do casarão, criando uma escada de madeira de grandes dimensões, apenas com encaixes e sem pregos, reproduzindo aquelas utilizadas em carros de boi.

Apesar da importância de Lina para o MAM-BA, a arquiteta é demitida em 1964 com o Golpe Militar.

O MAM-BA é considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, por onde passa um público aproximado de 200 mil pessoas por ano.

As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior. O museu conta uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema, além da Sala Rubem Valentim.

Eventos artístico-culturais de diferentes linguagens e ações educativas e artísticas fazem parte da programação do MAM-BA. Um dos destaques do museu são as Oficinas do MAM, que completaram 31 anos de existência em 2011.

MAM Salvador Cursos

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) também oferece cursos. Ao todo serão 280 vagas, para cursos de desenho artístico, pintura, cerâmica, litografia, modelagem e serigrafia.

As aulas acontecem nas Oficinas do MAM-BA e as inscrições serão feitas através do e-mail oficinasdomam@gmail.com, mas é necessário ir no MAM para confirmar a matrícula. A idade mínima é a partir dos 15 anos. As inscrições seguem até todas as vagas serem preenchidas.

Os cursos são destinados para todo tipo de público, a fim de investir na formação das linguagens visuais, viabilizando espaços de criação, discussão e debate em torno da produção das artes.
Mais informações pelo telefone do Núcleo Educativo (71) 3117-6043.

MAM Salvador Exposição

Às vésperas de completar 60 anos, o Museu de Arte Moderna da Bahia chega, em uma nova etapa do seu Estado Bienal, cujo objetivo é causar debates sobre a abertura de espaços culturais e refletir sobre o papel do próprio museu na sociedade.

Em comemoração ao projeto e à data especial, o museu exibe, gratuitamente, parte do seu ativo cultural.

A nova exposição, intitulada Acervo do MAM, abre as portas do Casarão para contemplar obras de artistas consagrados como: Tarsila do Amaral, Djanira Mota e Silva, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, João Alves, Carybé, Aloísio Magalhães, José Guimarães, Sante Scaldaferri, Cícero Dias, Quirino da Silva, Antônio Bandeira e Alfredo Volpi, entre outros.

A mostra vai exibir, ainda, uma das esculturas de Mário Cravo Júnior, artista plástico baiano. Contemporâneo de Carybé e Jorge Amado, ele será homenageado durante todo o período da exposição.





MAM Salvador Jazz

Com uma programação semanal na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia – e com uma das vistas mais bonitas de Salvador – a JAM no MAM leva para os finais de semana baianos uma trilha sonora especial, baseada no melhor estilo das jam sessions.

Ponto de encontro garantido de músicos locais, o projeto vem atraindo artistas de todo o mundo que, de passagem pela Bahia, encontram ali um espaço democrático para ouvir jazz com “sotaque baiano” e exercitar a arte da improvisação ao lado de músicos profissionais que são referência no mercado local.

A JAM no MAM é um projeto da Huol Criações, com direção artística do músico Ivan Huol, e acontece aos sábados a partir das 18h, na área externa do MAM-Bahia, no Solar do Unhão, de frente para o mar.

Cobrando um ingresso a preço popular, ele oferece sessões de música instrumental com a Banda Geleia Solar – formada por André Becker, Bruno Aranha, Felipe Guedes, Gabi Guedes, Ivan Bastos, Ivan Huol, Joatan Nascimento, Matias Traut, Paulo Mutti e Rowney Scott. Mas, como segue à risca o estilo jam session, ele permite a participação de músicos que, sem ensaio prévio, tocam conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação.

MAM Salvador Por do Sol

Os bairros centrais de Salvador oferecem vistas fantásticas para a Baía de Todos os Santos isto é, para quem tem a felicidade de ter uma janela voltada para o mar.

Há poucas brechas à disposição do olhar do forasteiro. Entre elas, o Largo da Vitória, no alto da Ladeira da Barra, o Largo dos Aflitos, mais ou menos atrás do Campo Grande, e o MAM, na parte alta da Avenida do Contorno .

De terça a sexta, o MAM funciona até as 18 horas. Mas a pedida aqui é vir aos sábados, quando ao entardecer acontece a Jam no MAM – uma consagrada sessão de jazz que está em cartaz há 18 anos. Confirme o horário pelo site.

Horário de Funcionamento Museu de Arte Moderna da Bahia Salvador

  • Terça a domingo das 13h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone MAM Salvador

  • Av. Contôrno, s/n – Dois de Julho – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3117-6139

Outras informações e site

Mapa de localização

MAM Salvador
5 (100%) 1 voto