O Porto de Salvador é um porto brasileiro localizado na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Ele é conectado ao centro da cidade de Salvador pelo centro histórico.

O porto está localizado na região da Cidade Baixa. Encontra-se na ponta de uma península que separa a baía de Todos os Santos do Oceano Atlântico.

Porto de Salvador

O porto pertence à União, e o Governo Federal é responsável por sua administração por meio da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). A CODEBA foi instituída para gerenciar e distribuir as cargas em todo o estado da Bahia.

Para garantir operações eficazes, a empresa viabilizou uma moderna infraestrutura e suporte tecnológico para o Porto de Salvador, o que inclui um novo terminal de passageiros, além de outras intervenções que visam melhorar não só a infraestrutura do porto mas também a recepção turística. Já o embarque e desembarque de cargas é operado, desde 2000, pela Tecon Salvador.

Junto aos portos de Suape (Pernambuco), Itaqui (Maranhão) e Pecém (Ceará), formam um dos maiores complexos portuários do Brasil. Em 2012, o Porto de Salvador ficou em oitavo lugar dentre os principais portos do país na movimentação de contêineres. Em contrapartida, é o principal terminal de importação e exportação de cargas de longo curso do Nordeste.

Situado numa área naturalmente protegida da baía de Todos os Santos, o porto somente no século XX veio a ser objeto de obras que o modernizaram relativamente, como novas dragagens, conclusão da muralha do cais, serviços de iluminação e mais seis guindastes para carga e descarga.

Era protegido por uma fortaleza de formato circular, algo bastante incomum, o Forte de São Marcelo.

Oficialmente, a inauguração do porto ocorreu em 13 de maio de 1913. O decreto n.º 11.236, de 21 de outubro de 1914, especificou as obras a serem concluídas, em prosseguimento aos 750 metros de cais e seis armazéns então existentes.

Os trabalhos se processaram lentamente. No fim de 1916, foi entregue ao tráfego o armazém número 7 e, em 16 de janeiro de 1922, o cais denominado Comendador Ferreira. A empresa concessionária mudou novamente a sua razão social, em 25 de junho de 1941, para Companhia Docas da Bahia.

O porto sofreu intervenção federal nos termos do decreto n.º 67.677, de 30 de novembro de 1970, sendo depois encampado pela União, conforme o decreto n.º 77.297, de 15 de março de 1976. Por fim, a sua administração passou à Companhia das Docas do Estado da Bahia, criada em 17 de fevereiro de 1977, como controlada da Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras), extinta em 1990.

A portaria do Ministério dos Transportes n.º 239, de 27 de junho de 1996, publicada no Diário Oficial da União do dia seguinte, determinou a área do porto organizado de Salvador.

Porto de Salvador História

O funcionamento do Porto de Salvador remonta ao ano de 1816, sendo que, no transcorrer do século passado, foram estabelecidos vários planos para o seu desenvolvimento.

A partir de 25 de fevereiro de 1891, assumiu a responsabilidade da execução de novas obras a Companhia Docas e Melhoramentos da Bahia, transformada, em 28 de fevereiro de 1893, na Companhia Internacional de Docas e Melhoramentos do Brasil e, ainda, em 2 de abril de 1906, na Companhia Cessionária das Docas do Porto da Bahia.





Como construção de maior relevância foi iniciado o cais da Alfândega, em 18 de janeiro de 1911, que teve o seu primeiro trecho liberado para atracação em 17 de julho do mesmo ano, quando recebeu o pequeno vapor Canavieiras, o primeiro navio que atracou no Porto de Salvador que este ainda em construção.

Foi, durante os primeiros séculos da Colônia, um dos portos mais movimentados das Américas, sendo Salvador a sede administrativa do Brasil Colonial. Neste período era chamado simplesmente de Porto do Brasil, sendo por ele que chegavam as mercadorias comercializadas com a Metrópole e outras nações.

Porto de Salvador Eventos

Por que fazer seu evento no Porto Salvador Eventos?

Localizado na famosa Avenida da França, no histórico bairro do Comércio em Salvador. Possui as vistas mais privilegiadas da cidade, tanto para as belíssimas construções históricas do Comércio, incluindo o Elevador Lacerda e Mercado Modelo, como para o Forte São Marcelo e a incrível Baía de Todos os Santos.

A versatilidade dos espaços permite realizar desde cursos, seminários, almoços executivos, brunch, confraternizações, coffee break, até casamentos, aniversários e formaturas.

Os salões são climatizados e contam com elevadores, escadas rolantes, além de sanitários e rampas preparados para pessoas com mobilidade reduzida.

Porto de Salvador Tecon

Parte do Grupo Wilson Sons, o Terminal de contêineres de Salvador busca atender os seus clientes oferecendo serviços portuários com qualidade, segurança e responsabilidade. Desde 2000, o terminal se compromete com o desenvolvimento da economia local e com um atendimento logístico portuário de excelência, disposto a conquistar cada vez mais a confiança e credibilidade no mercado.

Nós últimos anos foram investidos mais de 200 milhões de reais na compra de equipamentos, tecnologia e expansão do terminal. Hoje o Tecon Salvador possui uma área de 118 mil m², com capacidade para movimentar 435 mil TEUs por ano. Graças aos investimentos, tornou-se apto a receber os maiores navios de contêineres do mundo, com um cais preferencial para cabotagem, aproximadamente 700 tomadas para contêineres refrigerados e uma célula exclusiva para atendimento de clientes reefers.

Toda infraestrutura, aliada a uma equipe comercial eficiente e estrategicamente locada em Salvador e São Paulo, fazem do Tecon Salvador um terminal diferenciado e reconhecido pelos seus clientes e usuários.

Porto de Salvador Localização

O Porto de Salvador situa-se na Baía de Todos os Santos, na cidade de Salvador (BA), entre a Ponta do Monte Serrat, ao norte, e a ponta de Santo Antônio, ao sul.

Horário de Funcionamento Porto de Salvador

  • Segunda a sexta das 8h ás 17h

Endereço e Telefone Porto de Salvador

  • Av. França, 1551 I – Comércio – Salvador – Bahia
  • Telefone: (71) 3320-1299

Outras informações e site

Mapa de localização