Ministério do Trabalho é um ministério do governo do Brasil. Foi reestruturado pelo presidente Michel Temer por meio da medida provisória nº 726, de 2016 convertida na lei nº 13.341, de 29 de setembro de 2016.

A competência do Ministério do Trabalho Salvador abrange: política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização em segurança e saúde no trabalho; fiscalização do trabalho portuário.

Ministério do Trabalho Salvador

Bem como aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas; política salarial; formação e desenvolvimento profissional; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.

Publica, anualmente, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) informada obrigatoriamente pelas empresas brasileiras.

A atual ministro, desde 9 de julho de 2018, é Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello.

Ministério do Trabalho Salvador Agendamento

Para você agendar atendimento, acesse o link do SAA (Sistema de Atendimento Agendado).

Ministério do Trabalho Salvador Norte Shopping

A população de Salvador conta com mais uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho. A nova agência funciona no piso L2 do Salvador Norte Shopping com capacidade para atender a mais de 100 usuários por dia.

Assim como em Fortaleza (CE), a agência do ministério foi instalada dentro de um shopping – o local recebe mais de 1 milhão de visitantes por mês. Em um primeiro momento, o posto atenderá aos usuários que buscam informações sobre os serviços oferecidos pelo órgão.

A estimativa é de que após as adaptações necessárias, os usuários já possam agendar previamente o atendimento para a efetivação dos serviços de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, por exemplo.

Ministério do Trabalho Salvador Denúncia

O MPT tem a missão de defender os direitos coletivos/indisponíveis dos trabalhadores. Desse modo, a instituição não presta serviços de consultoria nem atua em defesa de direitos meramente individuais. Para formalizar sua denúncia, acesse o serviço.

Ministério do Trabalho Salvador Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho é um documento importantíssimo e obrigatório para todos os empregados que trabalha de modo formal no Brasil, independente da sua área de atuação. A Carteira de trabalho em Salvador – Calçada poderá ser solicitada via telefone ou internet.

A Carteira de Trabalho tem um papel fundamental para o Ministério do Trabalho, pois fornece elementos para o governo analisar a mão de obra empregada e a que está para se empregar, inclusive tendo ideia da quantidade de menores que estão trabalhando de modo formal.

Para o empregador, a Carteira de Trabalho tem muita importância, pois verifica o passado do empregado, observando se este trabalhador permaneceu muito ou pouco tempo nos empregos anteriores, ou seja, se este trabalhador passa de emprego em emprego, ou se já teve uma carreira profissional.

Para o trabalhador a Carteira de Trabalho também tem muita importância, pois comprova o tempo de serviço em que contribuiu como empregado. Com a Carteira de Trabalho, o trabalhador tem com comprovar o tempo de serviço.

Horário de Funcionamento Ministério do Trabalho Salvador

  • Unidade Dois de Julho: Segunda a sexta das 7h ás 18h
  • Unidade Caminho das Árvores: Segunda a sexta das 8h ás 17h
  • Unidade Largo da Calçada: Segunda a sexta das 7h ás 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Ministério do Trabalho Salvador

  • Unidade Dois de Julho: R. Carlos Gomes, 80 – Dois de Julho – Tel.: (71) 3329-8422
  • Unidade Caminho das Árvores: Rua Ewerton Visco, 190 – Tel.: (71) 3329-8400
  • Unidade Largo da Calçada: Pç. Onze de Dezembro, S/n – Tel.: (71) 3314-7111

Outras informações e site

Mapa de localização Unidade Dois de Julho

Ministério do Trabalho Salvador
5 (100%) 1 voto