Escola Parque Salvador é considerada uma instituição de ensino pioneira no país por trazer, em sua gênese, a proposta então revolucionária de educação profissionalizante e integral voltada para as populações mais carentes.

Teve, por idealizador, o pedagogo Anísio Teixeira e foi concretizada no governo de Otávio Mangabeira. Seu nome homenageia o educador baiano Ernesto Carneiro Ribeiro.

Escola Parque Salvador

Inaugurado em 21 de setembro de 1950, o Centro revolucionou as propostas educacionais no país e deu projeção nacional ao seu idealizador, o baiano Anísio Teixeira. Faziam parte, das suas propostas de ensino, a realização de cursos de corte e costura, marcenaria e trabalho sobre couro, além de cursos de arte com a participação de artistas como Mário Cravo e Carybé – autores de alguns gigantescos painéis que ornamentavam as instalações da escola. Carybé, que era argentino, no mesmo ano de sua atuação na escola, 1950, mudou-se definitivamente para Salvador, onde residiria até sua morte.

O projeto, popular e voltado para a inclusão social, não teve, entretanto, seguimento pelos governos seguintes, vindo a ser mesmo abandonado em suas propostas iniciais, sobretudo durante o Regime Militar, o qual cassaria seu idealizador, Anísio Teixeira.

A Escola Parque serviu de inspiração para uma iniciativa similar de mesmo nome na cidade de São Paulo nos idos de 1947 que, por sua vez, influenciou fortemente os projetos arquitetônicos dos 21 Centros Educacionais Unificados construídos em São Paulo no início do século XXI. Segundo alguns estudiosos, a escola também teria inspirado a criação dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro durante a década de 1980 pelo então secretário estadual de educação Darcy Ribeiro.

Escola Parque Salvador Arquitetura

A experiência da Escola-Parque foi evento único por ter resultado da conjugação bem-sucedida entre um método pedagógico criado por Anisio Texeira e um conjunto de princípios arquitetônicos modernistas desenvolvidos pelos arquitetos Diógenes Rebouças e Hélio Duarte. Originalmente, o projeto seria desenvolvido em conjunto com outras oito unidades que não chegaram a ser concluídas, tendo sido a Escola Carneiro Ribeiro a única concluída na cidade de Salvador, no bairro pobre da Caixa D’Água.

O principal mérito desta obra é o de ser a realização de um projeto com finalidade social, portanto de difícil concretização, que teve seus objetivos cumpridos satisfatoriamente. Trata-se, além do mais, de demonstração de precisão e elegância na identificação e solução dos problemas observados, atentando para a aplicação de alta tecnologia, mesmo com parcos recursos disponíveis, com muita criatividade. A Escola-Parque é, sem dúvida, um ponto alto da produção intelectual brasileira.

Escola Parque Salvador Projeto

Projeto implantado por Anísio Teixeira em Salvador (BA), quando ocupava a Secretaria de Educação do Estado (1947-1951) no governo de Otávio Mangabeira. A Escola-Parque fazia parte de um ambicioso projeto de reformulação do ensino da Bahia, que previa a construção de centros populares de educação em todo o estado para crianças até 18 anos. O objetivo era fornecer à criança uma educação integral, cuidando da sua alimentação, higiene, socialização e preparação para o trabalho e cidadania. A única escola concluída foi o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, inaugurado em 1950 no bairro popular da Liberdade, na capital baiana, que ficaria conhecido como Escola Parque. Essa obra projetou-o internacionalmente.

Escola Parque Salvador Cursos

Cursos preparatórios para concursos e mais de 80 oficinas com diversas abordagens estão sendo oferecidos gratuitamente para a população no Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido como Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador.

As aulas abrangem temas como culinária, artes, esportes, artesanato, tecnologia e línguas (inglês e espanhol).

Há também cursos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Instituto Federal da Bahia (Ifba) e redação para concursos.

Ao todo, estão sendo oferecidas 85 oficinas, em diversas áreas, diferentes turnos e para pessoas de todas as idades.

Também estão sendo oferecidas oficinas de tecnologia, fotografia, corte de cabelo e fonoaudiologia. Em cursos específicos, como piano e violino, são de 10 a 15 vagas por turma, também nos três turnos. Os interessados devem procurar a secretaria do colégio ou entrar em contato pelo telefone.

Escola Parque Salvador Anísio Teixeira

Considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira (1900-1971) foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos.

Onde Fica, Endereço e Telefone Escola Parque Salvador

  • Rua Saldanha Marinho, 134 – Caixa d’Água, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3233-7399

Mapa de localização

Escola Parque Salvador
5 (100%) 1 voto