O Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães (antigamente Dois de Julho, ainda sendo conhecido por este nome) é um aeroporto internacional que está situado no município de Salvador no bairro de São Cristóvão, limite com o município de Lauro de Freitas, no estado brasileiro da Bahia.

É o maior e mais movimentado aeroporto do estado, e de acordo com a lista dos mais movimentados aeroportos do Brasil.

Aeroporto de Salvador

É o nono em movimento de passageiros entre os aeroportos do país, respondendo pelo segundo maior movimento de passageiros da região Nordeste.

Com uma média diária em torno de 25 000 passageiros, que na alta estação chega a 35 000,o aeroporto em 2017 recebeu 7,7 milhões de passageiros. Situado a 28 km do centro de Salvador, numa área de aproximadamente 7 milhões de metros quadrados (entre dunas e vegetação nativa), o aeroporto dispõe de completa infraestrutura aeroportuária e de um terminal de passageiros capaz de atender atualmente a 11 milhões de passageiros/ano e um pátio para operar 26 aeronaves simultaneamente. Uma característica marcante é a sua bela alameda de bambus de cerca de 1 km de extensão, no acesso viário para o aeroporto, existente desde o final dos anos 40.

Em 1925, ainda quando Lauro de Freitas era o distrito de Santo Amaro de Ipitanga, do município de Salvador, a empresa francesa Compagnie Génerale d’Entreprise Aéronautique Latécoère construiu um campo de pouso próximo do local do atual aeroporto. Daí, seu nome era “Santo Amaro do Ipitanga”. Na época, a Latécoère operava uma linha entre Buenos Aires e Toulouse, na França. Em 1933, a Latécoère fundiu-se com outras empresas para formar a Air France.

Posteriormente, esse campo de pouso de Ipitanga passou a ser usado também pela companhia Aeropostal.

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, os franceses deixaram as instalações. Em 1941, o aeroporto foi reconstruído pela Panair do Brasil (por “necessidades de guerra”, como declararam os governos dos Estados Unidos e do Brasil)[carece de fontes], com duas pistas, para dar apoio aos aliados. Após a Guerra, as pistas passaram ao controle do Ministério da Aeronáutica, hoje, é parte da Base Aérea de Salvador. Alguns serviços continuaram com a Panair do Brasil.

Em 1949, o Aeródromo de Santo Amaro do Ipitanga foi reestruturado para permitir a crescente movimentação de passageiros e cargas.[10] Em 1955, passou a se chamar Aeroporto Dois de Julho, em homenagem à independência da província da Bahia e à consolidação da independência do Brasil. Recebeu o código aeroportuário IATA SSA (São Salvador). Nos anos seguintes, outras ampliações e reformas foram executadas. Em 1984, o antigo terminal de passageiros foi demolido, dando lugar a um outro maior e mais moderno.

Em 1998, passou a se chamar Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães, após a morte do ex-presidente da Câmara Luis Eduardo Magalhães, vítima de ataque cardíaco, congressistas resolveram homenagear o filho do ex-senador Antonio Carlos Magalhães, então poderoso articulador político de Fernando Henrique Cardoso no Congresso. No entanto, uma boa parte dos habitantes de Salvador continua a chamá-lo ou conhece por “2 de Julho”, data mais importante da história da Bahia e comemorada em desfile cívico no centro de Salvador. A mudança polêmica do nome do aeroporto para “Deputado Luís Eduardo Magalhães” causou revolta em parte do povo baiano, especialmente naqueles contrários ao carlismo, pois esta era uma homenagem post-mortem ao filho deste.

Dentre as manifestações contrárias à mudança de nome, há a presença da ala “Aeroporto é 2 de Julho” nas principais comemorações cívicas da cidade, como o desfile do 2 de Julho, o Grito dos Excluídos no 7 de setembro e o bloco Mudança do Garcia no carnaval da cidade, que faz críticas bem humoradas de acontecimentos sociais, políticos e econômicos. Desde então, entraram em pauta projetos de lei em favor da mudança do nome para o “Dois de Julho”, até hoje não definido.

Estacionamento Aeroporto Salvador

O estacionamento do Aeroporto Internacional de Salvador possui um pátio com capacidade para 1350 veículos e vagas reservadas para deficientes.

O estacionamento do Aeroporto de Salvador é Estapar. Lá seu automóvel sempre terá uma vaga garantida em um ambiente seguro e monitorado. Você vai do estacionamento direto para a área de embarque. Ao retornar, seu carro já estará lá esperando por você. Ir de carro é a melhor maneira de começar e terminar uma viagem de negócio ou lazer.

Aeroporto Salvador Incêndio

Um incêndio atingiu o aeroporto de Salvador em 24 de fevereiro de 2017. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma das torres de refrigeração. De acordo com o comandante do 10°GBM – Camaçari, Major Bombeiro Lanusse, que atende a área do aeroporto, as chamas já foram debeladas rapidamente.

A equipe de manutenção técnica e o Corpo de Bombeiros entraram em ação imediatamente, extinguindo o fogo em cerca de 15 minutos.

Hotel Perto do Aeroporto de Salvador

Hotéis próximos do Aeroporto

Leilão Aeroporto Salvador

Em leilão realizado em 16 de março de 2017 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), no centro da capital paulista, o consórcio francês Vinci Airports, representado pela corretora BTG Pactual, fez a única oferta pelo aeroporto de Salvador e venceu a disputa. A oferta inicial do leilão para o aeroporto baiano, ou seja, o valor mínimo que as empresas precisam pagar ao governo para ter o direito de exploração da área era de R$ 310 milhões. A empresa vencedora ofereceu o lance de R$ 660 milhões. O investimento mínimo a ser realizado no aeroporto é de 2,35 bilhões.

A concessão tem duração de até 30 anos, e pode ser prorrogada por mais 5 anos. A prioridade da empresa Vinci para o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães será construir uma nova pista de pouso e decolagem para melhorar o fluxo de aeronaves no local. Além disso, é preciso modernizar as sinalizações dentro e fora do terminal, melhorar as condições de uso dos banheiros e fraldários e disponibilizar wi-fi gratuito em todo o aeroporto.

Horário de Funcionamento Aeroporto de Salvador

  • Aberto 24 horas

Endereço e Telefone Aeroporto de Salvador

  • Praça Gago Coutinho, s/n – São Cristóvão, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3204-1010

Outras informações e site

Mapa de localização

Aeroporto de Salvador
5 (100%) 1 voto