A Rua Chile Salvador é um logradouro localizado no Centro Histórico de Salvador, perto da Praça Castro Alves.

Foi a primeira rua do país. Inicialmente teve outros nomes como Rua Direita dos Mercadores e Rua Direita do Palácio. A denominação atual veio da Câmara Municipal de Salvador como forma de homenagem à visita da esquadra da Marinha de Guerra do Chile que havia desfilado na cidade, na época era uma das maiores do mundo.

Rua Chile Salvador

Era uma rua comercial e muito movimentada, com diversas lojas que vendiam tecidos, roupas masculinas e femininas, perfumes, joias, utensílios, com hotéis como o Palace, que hospedava artistas que vinham a Salvador para shows. Entretanto, com o passar do tempo a rua foi sendo degradada e prédios e casarões abandonados.

Atualmente, existe um projeto de revitalização da iniciativa privada com apoio do poder público de seus prédios e a fiação aterrada para torná-lo um novo complexo turístico, com hotéis, cinemas, galerias de arte, bares, restaurantes, night-clubs, lojas, estacionamento, residenciais e escritórios.

Pequenina, com apenas 400 metros, pertencente ao Centro Histórico de Salvador, capital da Bahia, a Rua Chile carrega a alcunha de primeira rua do Brasil e o peso de nossa história. Nos dias atuais, ela está cheia de cicatrizes e necessitada de cuidados, mas ainda assim, sua beleza é evidente.

A Rua Chile está limitada pela Praça Castro Alves de um lado e pela Praça Tomé de Souza do outro, bem ao lado do Pelourinho. Estar cercada por alguns dos mais bonitos e famosos cartões postais da cidade, não prejudica em nada esta passagem soteropolitana tão cheia de formosura e charme, apesar de seu semblante caído e decadente.

Tradicionalíssima, a Rua Chile foi fundada em 1549 pelo então governador-geral português Tomé de Souza, no mesmo ano em que nascia esta Salvador, feita então capital do Brasil colônia, iniciando assim os seus primeiros traçados. Os prédios que a margeiam logicamente possuem os mais variados estilos arquitetônicos, afinal são séculos de existência.

Edifícios elegantes ou burocráticos, mas todos eles atraentes, conferem características marcantes à via. Uns estão precisando de cuidados, outros estão trabalhados na recauchutagem, lindos de morrer. A rua, entretanto, precisa de limpeza, melhoria da calçada e das péssimas fiações e acabar com as horrorosas pichações.

Outrora rua elegante da capital baiana, teve seus dias de glória no século passado, quando muitos soteropolitanos a frequentavam. Aqui passou a primeira linha de bonde e foi colocada a primeira escada rolante na loja Duas Américas em 1958. Os primeiros postes de luz a gás também foram instalados na Rua Chile e o primeiro hotel da cidade denominado Hotel Meridional, construído em 1915, que já não existe.

Com tantos anos, séculos de história logicamente a Rua Chile teve diversos nomes: Rua Direita dos Mercadores e Rua Direita do Palácio entre outros tantos. Somente no ano de 1902 recebeu seu nome atual em homenagem à Marinha de Guerra do Chile.

À esta época o Rio de Janeiro já era capital do Brasil. Numa epidemia de peste bubônica onde vários funcionários da embaixada chilena pereceram, a marinha aportou em terras cariocas para buscar os caixões de seus conterrâneos. A coisa não ficou muito bonita para a imagem do Brasil e assim Salvador, que já não tinha tanta relevância no cenário nacional, mas metida que ela só, resolveu homenagear os chilenos e assim tentar amenizar a situação brasileira.

Se renomear a mais importante rua de São Salvador, terra de Nosso Senhor ajudou ou não a melhorar a imagem brasuca eu não tenho ideia, apenas sei que a Rua Chile foi o palco da sociedade soteropolitana: margeada por lojas chiques, alfaiataria, farmácia, sorveteria e café, as pessoas passeavam por aqui, aproveitando a vida ao ar livre. O burburinho e a efervescência da cidade estavam nesta via que se debruça sobre a Baía do Todos os Santos.

Meus pais passeavam por aí, de mãos dadas quando eram namorados no fim dos anos 60. Naturalmente acompanhados das irmãs de minha mãe, pois meu avô era homem brabo, machista e então não seria uma filha sua a sair sozinha com o namorado. Bem posso imaginar, minha mãe, linda, morena e faceira, caminhando pela Rua Chile com seu namorado bonitão.

Em minha meninice eu frequentava por uma razão ou outra, a Rua Chile que minha mãe percorria com intimidade, mas já não a conheci em seus dias áureos. Ela sempre teve aquele ar caído de sobrevivente e eu apenas podia conjecturar seu belo passado, enquanto era arrastada pelo cotidiano.

Rua Chile Salvador CEP

O CEP da Rua Chile – Salvador é 40020-000.

Rua Chile Salvador SENAC

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada sem fins lucrativos que foi criada com o intuito de proporcionar a formação de menores aprendizes e a qualificação profissional de adultos.

Educar para o trabalho em atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Essa é a grande missão que o Senac -uma entidade do Sistema Fecomércio-BA cumpre há 70 anos.

No Regional Bahia, a atuação da entidade beneficia, anualmente, milhares de baianos, que são capacitados para ingressar no mundo do trabalho nas unidades em Salvador e no interior e ainda nas unidades móveis que circulam por todo o Estado.

Por meio de programas como o PSG (Programa Senac de Gratuidade), o Senac contribui para a inclusão social e a geração de emprego e renda, ao atender a população de baixa renda com cursos gratuitos. E assim prosseguimos, transformando pela educação, para contribuir com o desenvolvimento do Estado e fortalecer o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Endereço: R. Chile, 19 – Centro, Salvador – BA
Telefone: (71) 3186-4000

Rua Chile Salvador Hotel

  • Fera Palace Hotel
  • Chile Hotel
  • Don Juan Hotel

CODECON Rua Chile Salvador

Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Codecon

Serviços Prestados pela CODECON:

– Cálculo de juros diversos (juros abusivos)
– Cartão de crédito
– Conta corrente
– Consórcio de veículos
– Consórcio de imóveis
– Antecipação de pagamentos
– Planos de saúde
– Realização de audiências jurídicas de conciliação
– Dúvidas jurídicas.

Endereço: R. Chile, 3 – Centro
Telefone: 156

Outras informações e site

Rua Chile Salvador Mapa

Rua Chile Salvador
Rate this post