Criada em 01 de janeiro de 2015, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB Salvador) é originária da reforma administrativa realizada pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto no final do seu segundo ano de gestão (2014).

Nesta ocasião, a então Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT) foi desmembrada e foram criadas duas novas secretarias: SEMOB, administrada pelo secretário Fábio Rios Mota, e a Secretaria Municipal de Urbanismo (SUCOM).

SEMOB Salvador

A SEMOB assumiu a política e operação da mobilidade na cidade de Salvador, que envolve trânsito – através da Superintendência de Trânsito (Transalvador), transporte, acessibilidade, equipamentos de mobilidade, abrigos de ônibus, estacionamentos públicos, terminal de travessias Plataforma-Ribeira, Elevador Lacerda, Planos Inclinados, entre outras funções relacionadas à mobilidade de Salvador.

A Semob teve seu regimento publicado através de DECRETO N° 25.858 no Diário Oficial do Município de 10 de março de 2015.

SEMOB Salvador Transportes

A Secretaria Municipal de Mobilidade – SEMOB tem por finalidade planejar, coordenar, executar e controlar a política municipal dos transportes públicos, a engenharia de tráfego e a regulação e controle dos serviços municipais de transportes públicos de passageiros, com a seguinte área de competência:

  • planejamento do sistema de transporte urbano e de trânsito no que concerne ao Município;
  • planejamento do ordenamento do uso das vias públicas por veículos e por pedestres;
  • disciplinamento e fiscalização da operacionalização do serviço de transporte coletivo e outros meios de transporte público e privado;
  • estabelecimento de normas para a administração dos estacionamentos e equipamentos urbanos de transporte;
  • promoção de políticas de desenvolvimento do plano de mobilidade e acessibilidade;
  • regulação, controle e fiscalização da qualidade dos serviços de transportes coletivos de passageiros, concedidos e autorizados prestados à população do município do Salvador;
  • promoção e zelo pela eficiência econômica e técnica dos serviços municipais de transportes de passageiros, propiciando condições de qualidade, regularidade, continuidade, segurança, atualidade, universalidade e modicidade das tarifas;
  • definição de política tarifária do transporte público de passageiros do município do Salvador;
  • estímulo à integração do Município do Salvador com a Região Metropolitana;

SEMOB Salvador Aplicativo

A Prefeitura comemora o número de downloads do aplicativo CittaMobi realizados pelos usuários do transporte público na capital. Com 1 milhão de pessoas utilizando o app e 4 milhões de consultas no mês de novembro, o aplicativo tem sido ponto-chave para mudanças e melhorias no sistema de transporte. A partir de sugestões enviadas, por exemplo, a Prefeitura fez intervenções como a requalificação da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana) e a ligação viária entre Cajazeiras V e X.





Quem utiliza o CittaMobi sabe que na ferramenta é possível verificar quais são os pontos mais próximos de onde o ônibus está, as linhas disponíveis em cada parada, a previsão de chegada dos veículos com até duas horas de antecedência e se os coletivos são ou não adaptados para pessoas com deficiência (com elevador para cadeirantes). O app é considerado um sucesso tanto por usuários quanto pelo poder público municipal.

SEMOB Salvador Mototaxista

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), publicou no Diário Oficial do Município os nomes dos classificados para o credenciamento de mototaxistas.

No credenciamento da segunda etapa, 470 mototaxistas foram classificados. Esses condutores ainda passarão por vistorias da documentação pessoal e da motocicleta, que serão realizadas na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae). A Semob espera concluir essa segunda etapa até dezembro de 2018.

Horário de Funcionamento Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana Salvador

  • Segunda as sexta das 8h ás 17h

Endereço e Telefone SEMOB Salvador

  • R. Visc. de Itaborahy, 99 – Nordeste de Amaralina – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3202-9203

Outras informações e site

Mapa de localização

SEMOB Salvador
Rate this post