O BRT Salvador (Bus Rapid Transit) é um sistema rápido de transporte público que já existe em mais de 200 cidades de todos os continentes. Em Salvador, este sistema moderno e de alta capacidade, com tecnologia 100% nacional, vai atender bairros onde o metrô não chega, beneficiando milhares de pessoas que precisam de um transporte público de qualidade.

O projeto vai ligar os dois principais pólos econômicos da capital: o Centro e a região do Iguatemi.

BRT Salvador

As vias que ligam esses dois pontos passam pelo meio da cidade, que não comporta mais o crescimento do número de veículos nas ruas. Por isso, para a implantação do BRT, a Prefeitura vai construir viadutos, elevados, ciclovias e linhas exclusivas para melhorar a vida dos usuários do transporte público e, ao mesmo tempo, desafogar o trânsito nesta região. Segundo levantamento feito em pesquisa realizada sobre Origem/Destino, a área onde o BRT vai passar é uma das mais críticas em mobilidade urbana em Salvador.

Já são mais de R$ 800 milhões em recursos aprovados pelo Governo Federal para a implantação dos dois primeiros trechos que vão ligar o Loteamento Cidade Jardim ao Shopping da Bahia e o Loteamento Cidade Jardim à Estação da Lapa. Com o BRT, a Prefeitura de Salvador vai continuar no caminho certo do desenvolvimento.

BRT Salvador Início das Obras

Com 2,9 km, 1ª etapa do BRT de Salvador tem obras iniciadas.

Trecho ligará região do Parque da Cidade à estação do metrô da Rodoviária. Projeto ainda tem mais duas etapas, que pretende levar ônibus até Pituba.

Segundo a prefeitura, as obras serão concluídas em 28 meses pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa e Geométrica Engenharia.

O ônibus BRT vai trafegar em vias exclusivas e com ar-condicionado, em percurso que poderá ser feito em cerca de 15 minutos. O sistema será integrado ao metrô e aos ônibus convencionais.

O ônibus BRT vai trafegar em vias exclusivas e com ar-condicionado, em percurso que poderá ser feito em cerca de 15 minutos. O sistema será integrado ao metrô e aos ônibus convencionais.

As intervenções ainda englobam a construção de três viadutos: um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi, e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas.

Na região do Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.





BRT Salvador Projeto

Entenda o Projeto:
Com o BRT, a Prefeitura de Salvador vai continuar no caminho certo do desenvolvimento. O sistema de transporte público moderno e de alta capacidade, vai chegar nos bairros onde o metrô não chega. Vai atender também os bairros vizinhos, como o Vale das Pedrinhas, Nordeste de Amaralina, parte de Brotas, Engenho Velho da Federação, Itaigara, Candeal e outros que, assim como estes, também são populosos. Veja o projeto que vai mudar para melhor a mobilidade urbana de Salvador.

As estações do BRT estão sendo projetadas para garantir mais conforto e segurança à população. Com uma estrutura leve, o impacto na paisagem da cidade será pequeno, preservando as características arquitetônicas de Salvador. Até o segundo trecho, serão instaladas 10 estações. Confira os projetos e onde serão implantadas cada uma delas.

As estações do BRT estão sendo projetadas para garantir mais conforto e segurança à população. Com uma estrutura leve, o impacto na paisagem da cidade será pequeno, preservando as características arquitetônicas de Salvador. Até o segundo trecho, serão instaladas 10 estações. Confira os projetos e onde serão implantadas cada uma delas.

Linha Expressa
São os ônibus que saem de uma estação direto para outra sem parar nas intermediárias.

Linha Paradeira
São os ônibus que vão parando de ponto em ponto até chegar na próxima estação.

Linha Expandida
São os ônibus que percorrem parte do percurso do BRT, saem para pegar passageiros nos bairros adjacentes e voltam para a rota exclusiva do BRT.

BRT Salvador Vagas de Emprego

Atualmente, as obras se encontram em fase inicial, mas estima-se que a construção será responsável por gerar 600 empregos diretos.

A prefeitura informa também que o Consórcio BRT Salvador ainda não abriu novas vagas, e que o anúncio é feito somente por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM).

Em caso de dúvidas, orienta-se a entrar em contato por meio da ouvidoria da prefeitura, no telefone 156 ou diretamente com o SIMM, no número 3203-2017.

BRT Salvador Árvores

A implantação do BRT de Salvador voltou a ser criticada por parte da população, técnicos ambientais e urbanísticos. Iniciada no dia 29 de março, a obra deve sacrificar 579 árvores entre as avenidas Juracy Magalhães Jr. e ACM, de acordo com um levantamento feito pelo grupo Salvador Sobre Trilhos.

A Prefeitura esclareceu por meio de nota que, durante a implantação do primeiro trecho do BRT, que irá ligar a região do Parque da Cidade à estação de integração do metrô na área da rodoviária e Shopping da Bahia, serão retiradas 9 árvores que estão mortas, 15 precisão ser podadas, 154 suprimidas e 159 transplantadas. Em função da retirada dos vegetais, haverá uma compensação com o plantio, durante dois anos, de 2 mil mudas de árvores exóticas e nativas da Mata Atlântica, com altura de 2,5 m e diâmetro de, no mínimo, 8 centímetros.

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