Fundada em 28 de março de 1973, a CEASA-Bahia desempenha importante papel no processo de abastecimento agroalimentar, mantendo a garantia do fluxo contínuo, qualidade e condições higiênico-sanitárias dos produtos ofertados ao consumo, estruturando o mercado com informações de preços de hortifrútis praticados no atacado.

Em novembro de 1991, a CEASA Salvador, foi incorporada à Ebal – Empresa Baiana de Alimentos S.A.

CEASA Salvador

Localizada na Região Metropolitana de Salvador, no quilômetro cinco e meio da rodovia CIA-Aeroporto (BA 526), a CEASA-BA ocupa uma área privilegiada: a 13 km do aeroporto e a 30 km do porto de Aratu, representando hoje o mais importante mercado atacadista de hortifrutigranjeiros da região, atendendo a supermercados, hotéis, restaurantes, hospitais e pequenos comerciantes.

Na CEASA-BA são comercializados, em média, 140 itens que compõem a cadeia de produtos hortifrutigranjeiros. Tomate, abóbora, cebola, cenoura, chuchu, batata, ovos, banana da prata, banana da terra, laranja pêra, manga, melancia, abacaxi, mamão e maçã são os principais produtos comercializados. Em 2009, a CEASA-BA movimentou 504 mil toneladas de alimentos. Só a Bahia contribui com 74% dos produtos comercializados.

Estrutura Atual

A CEASA conta com uma unidade atacadista no CIA, onde funcionam a sua administração, e mais 05 (cinco) equipamentos de comercialização no varejo, conhecidos como mercados varejistas ou ceasinhas, sendo 04 (quatro) em Salvador – Ogunjá, Rio Vermelho, Paripe e Sete Portas – e 01 (um) em Jaguaquara, município que fica a 320 Km de Salvador, que funciona como entreposto.

A forma utilizada na ocupação dos seus espaços é através do pagamento da TPRU – termo de permissão remunerada de uso, existindo também um rateio das despesas comuns, que são tratadas como taxa de condomínio.

Projeto Ceasa Legal

CEASA LEGAL é um projeto de revitalização da CEASA-BA e dos mercados, que busca de forma planejada, cooperada e multidisciplinar, soluções técnicas adequadas às necessidades de crescimento e otimização do abastecimento alimentar. o programa visa realizar ações de reestruturação, expansão, conservação, modernização e melhoria da Ceasa e dos mercados, fomentando também programas de cunho social e ambiental. A idéia é superar os problemas existentes, garantindo o uso democrático e sustentável dos recursos.

Este projeto de revitalização da Ceasa começou em 2008, com ações educativas e de recuperação da infra-estrutura de todos os mercados que fazem parte da CEASA. Um dos objetivos é manter os serviços com boas condições de higiene, limpeza e segurança.

CEASA Salvador Preços

Para informações sobre preços acesse o link do Prohort – Programa Brasileiro de Modernização do Mercado de Hortigranjeiro.

Ceasa Salvador Rio Vermelho

O Mercado do Rio Vermelho, também conhecido como Ceasinha do Rio Vermelho ou, simplesmente, Ceasinha, localiza-se na cidade de Salvador, estado da Bahia, no Brasil. Situado no bairro do Rio Vermelho, a beira da Avenida Juracy Magalhães, é um centro de compras de produtos de hortifruti, peixarias, açougues, floriculturas, lojas de artesanato e praça de alimentação.

Foi construído em 1973 pelo Governo da Bahia, através da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal).

Após reforma de 28 milhões de reais, a antiga central de abastecimento foi reinaugurado passando a contar com área construída ampliada em 88% (8.735 m²), 171 boxes e 240 vagas de estacionamento (179 cobertas). De propriedade estadual, é administrado pela Ebal, a qual também é dona dos supermercados Cesta do Povo, que também possui uma unidade no mercado.

Ainda no mesmo bairro, está situado outro mercado, o Mercado Municipal do Rio Vermelho (Mercado do Peixe), de propriedade municipal.

Ceasa Salvador Cotação

O Sistema FAEB/SENAR trabalha para fortalecer o setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais do estado, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural. A FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia disponibiliza os serviços de assessorias especializadas orientando os Sindicatos e os produtores nas diversas áreas da agropecuária.

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem como missão realizar educação profissional e ação social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável da Bahia.

Além disso, o SENAR contribui para o aumento da renda do produtor rural, difundindo tecnologias através da assistência técnica e também através da formação profissional oferecida gratuitamente pela instituição. Por ano, mais de 45 mil pessoas são capacitadas peloSENAR Bahia em todo o estado.

Os Sindicatos dos Produtores Rurais são essenciais para que as ações do Sistema FAEB aconteçam no campo. O Sindicato funciona como braço operacional da Federação e do Senar, sendo a representação do Sistema nos municípios. Através de cada Sindicato, os produtores rurais têm acesso às assessorias e serviços oferecidos pela FAEB e os programas de capacitação profissional rural e social do SENAR BAHIA. Um sistema sindical forte e organizado representa uma agropecuária respeitada, competitiva e produtiva.

Conheça mais um pouco sobre o Sistema FAEB.

Horário de Funcionamento Ceasa Salvador

  • Seg. 3h30 às 17h / Ter. e qui. 5h às 17h / Qua. e sex.  3h30 às 17h / Sáb. 5h às 13h

Endereço e Telefone Ceasa Salvador

  • Rodovia BA 526, Km 5,5 – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3301-1940

Outras informações e site

Mapa de localização

CEASA Salvador
Rate this post