O Museu Rodin Salvador, também chamado de Palacete das Artes Rodin Bahia, é um museu baiano localizado no bairro soteropolitano da Graça. O primeiro e o segundo piso do museu são dedicados às coleções do escultor francês Auguste Rodin.

O museu foi instalado nas dependências do Palacete Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de Palacete Comendador Catharino e Palacete Martins Catharino, em Salvador.

Museu Rodin Salvador

O responsável pela idealização do museu é o artista plástico baiano Emanoel Araújo, coordenador das exposições Rodin e ex-diretor da Pinacoteca de São Paulo, numa parceria com o diretor do Museu Rodin Paris Jacques Vilain.

O museu fortaleceu os laços artísticos e culturais entre a França e a Bahia e tornou-se um dos três grandes vetores das artes plásticas na Bahia, ao lado do MAB e do MAM-BA.

O desenho arquitetônico para o restauro do palacete para abrigar o museu foi dos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci.

Museu Rodin Salvador Restauro

O projeto do Museu Rodin Bahia, em Salvador, contempla a construção de um novo edifício e a restauração do Palacete Comendador Bernardo Catharino, um casarão eclético do começo do século que abrigará 62 obras do escultor francês Auguste Rodin.

Para isso, Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, autores do projeto, privilegiaram espaços versáteis e flexíveis sem desrespeitar a arquitetura e vegetação existentes.

Museu Rodin Salvador Brasil Arquitetura

A moderna obra de Auguste Rodin, escultor francês, encontrou um porto seguro no Brasil, na cultural, eclética e receptiva capital da Bahia, Salvador, sob a batuta arquitetônica do escritório Brasil Arquitetura.

Antes mesmo da decisão de instalar o Museu Rodin em terras nordestinas, o francês teve duas exposições em São Paulo e uma em Salvador, onde, surpreendentemente, o sucesso foi absoluto. A partir desse fato, Emanuel Araújo – ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte da Bahia – e Jacques Vilain – diretor do Museu do escultor, em Paris – encamparam a ideia de uma filial baiana.

Museu Rodin Salvador Preço

Os preços variam de acordo com o evento escolhido. Você pode consulta-los acessando o Facebook ou site do local.

Café Museu Rodin Salvador

Vá tomar um café no Café Solar, o estabelecimento fica dentro do Palacete das Artes.





Palacete das Artes Rodin Bahia Salvador

O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino, também chamado de “Villa Catharino” teve seu projeto arquitetônico idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912.

Foi o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo IPAC, em 1986. Após o tombamento, o Palacete abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, até ser destinado a sediar o Palacete das Artes, em 2003.

Seu espaço é constituído da Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e outros países; uma loja e café bar. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

O Palacete das Artes integra os espaços administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Onde Fica, Horário de Funcionamento Museu Rodin Salvador

  • Terça a sexta das 13h ás 19h / Sábado e domingo das 14h ás 18h

Endereço e Telefone Museu Rodin Salvador

  • R. da Graça, 284 – Graça – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3117-6987

Outras informações e site

Mapa de localização

Museu Rodin Salvador
5 (100%) 1 voto