O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA Salvador) é uma instituição de ensino da República Federativa do Brasil, criada mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET/BA), através da Lei Federal 11.892.

Sua reitoria está instalada em Salvador, no bairro do Canela. Na capital baiana, no bairro do Barbalho, também está localizado um dos campi do Instituto, o campus Salvador.

IFBA Salvador

Tem característica marcante e singular no estado da Bahia por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis, além de possuir uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do estado.

Vivendo uma experiência cada vez mais singular e destacada no trilhar histórico da educação tecnológica na Bahia, o IFBA se renova e se reestrutura na constante e crescente transformação por que passa a sociedade, perseguindo estrategicamente os caminhos que possibilitem responder pelas questões e demandas da comunidade.

A história do Instituto Federal da Bahia começa quando, em 2 de junho de 1910, a Escola de Aprendizes Artífices da Bahia foi instalada, provisoriamente, no Edifício do Centro Operário da Bahia, à rua 11 de junho, local próximo ao largo do Relógio de São Pedro (Av. Sete de Setembro).

A Escola de Aprendizes Artífices da Bahia começou a funcionar oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria.

Em 1926 a Escola foi transferida para um novo prédio, situado no Barbalho, local onde se encontra até hoje e, a partir de 1930, a Escola, já com nova estrutura predial, passou a contar com as oficinas de tipografia, pautação, encadernação e fototécnica, na Seção de Artes Gráficas; oficinas de marcenaria, carpintaria e vimaria, na Seção de Trabalhos de Madeira; oficinas de mecânica, fundição e serralheria, na Seção de Trabalhos de Metais; e com as oficinas de sapataria, artes decorativas e alfaiataria.

Em 1937 a Instituição passou a ser denominada Liceu Industrial de Salvador.

Em 1942 passou a ser chamada de Escola Técnica de Salvador, em função da aplicação da Lei nº 4.127/42 que estabelecia as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Nessa época, a Instituição implantou os seus primeiros cursos técnicos: Curso de Desenho de Arquitetura e Desenho de Máquinas e o Curso de Eletrotécnica.

Em 1959, a reforma do ensino industrial, transformou as Escolas Técnicas em autarquias educacionais e, em 1965, com a Lei nº 4.759/65 a Instituição passou a ser denominada de Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA).

IFBA Salvador Cursos

O IFBA Salvador oferece Cursos Técnicos, Profuncionário, Cursos Superiores, Pós-Graduação.

Cursos Técnicos:

  • Integrado:
    Os cursos integrados se destinam a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Têm duração mínima de quatro anos.
  • Subsequente:
    A modalidade subsequente é indicada para quem já terminou o ensino médio e quer se profissionalizar, tendo duração média de dois anos.
  • Proeja:
    Os cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) são indicados para quem tem a partir de 18 anos e deseja dar continuidade aos estudos, unindo ensino médio com qualificação profissional.

Cursos Superiores:

  • Bacharelado:
    Os bacharelados são cursos voltados para quem concluiu o ensino médio e deseja ter uma formação tradicional de nível superior.
  • Graduação Tecnológica:
    Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são voltados para quem concluiu o ensino médio e deseja fazer um curso com abordagem mais prática, tendo duração de, em média, três anos.

A graduação tecnológica tem o mesmo reconhecimento dos tradicionais bacharelados, tanto para o exercício profissional quanto para o aperfeiçoamento em especializações.

  • Licenciatura:
    As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuarem na educação básica (fundamental e médio).

IFBA Salvador Cursos Gratuitos

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) oferece cursos gratuitos de qualificação profissional. São duas áreas: Montagem e manutenção de computadores e Instalador e reparador de computadores.

Para participar da seleção, é preciso estar cursando ou já ter concluído o ensino médio numa escola pública. São 64 vagas para cada curso. As aulas, que iniciam em maio, vão acontecer no turno matutino e vespertino e em alguns dias da semana.

Além de gratuitos, eles também não possuem taxa de inscrição. Outras orientações como a forma de seleção, os dias das aulas e o cronograma podem ser conferidas no edital ou no link.

IFBA Salvador Processo Seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. Há mais de 100 anos oferece ensino público, gratuito e de qualidade: já foi a Escola Técnica Federal e o CEFET.

Confira os cursos técnicos e tecnológicos que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia oferece em diversas cidades baianas.

Horário de Funcionamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Salvador

  • Segunda a sexta das 7h30 ás 22h

Onde Fica, Endereço e Telefone IFBA Salvador

  • R. Emídio dos Santos, s/n – Barbalho – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 2102-9400

Outras informações e site

Mapa de localização

IFBA Salvador
5 (100%) 1 voto