O Parque da Cidade Joventino Silva, popularmente conhecido como Parque da Cidade Salvador, foi criado em 1973 e reformado em 2001 e novamente em 2014.

Conta com cerca de 720 mil metros quadrados de área verde. É um local de preservação da mata atlântica, vegetação original da costa brasileira, e também o único local da cidade em que há a trasição da mata atlântica para as dunas, e, por isso, podem ser encontradas diversas espécies ornamentais e frutíferas.

Parque da Cidade Salvador

Sua topografia é acidentada e o solo é argiloso, além de haver pântanos. Possui uma fauna rica, abrangendo mamíferos (destaque para os saguis e sariguês), aves, répteis (destaque para os lagartos) e anfíbios, e uma flora também, como a ipê-roxo, pau-paraíba, oiti, sucupira, coqueiros, dendezeiros, jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, bromélias e orquídeas.

No parque há a presença do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal de Salvador, para fazer a segurança efetiva da vegetação.

Panorama do Anfitreatro Dorival Caymmi, com capacidade para 600 espectadores.
Além da área verde, há também quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, equipamentos de lazer e ginástica, pista de cooper com 3.500 metros de extensão, ciclovia, praça para idosos, área para piquenique, lanchonetes, um posto médico, áreas de concentração e encontros para estudantes, turistas e grupos da terceira idade, um amplo estacionamento com capacidade para abrigar 270 automóveis e um anfiteatro, chamado de Dorival Caymmi, com capacidade para 600 pessoas fazendo parte de sua infraestrutura.

O parque passou a se destacar no cenário musical, através do Projeto Música no Parque, em que se oferece shows gratuitos de músicos populares em seu anfiteatro, onde também há realizações de outras manifestações artísticas.

Antigamente, o território do parque pertencia a Manoel Dias da Silva, que deixou de herança para Joventino Pereira da Silva, e fazia parte da antiga Fazenda Pituba.

Em 21 de abril de 1919, foi lançada a Planta de Arruamento da “Cidade da Luz”, projetada pelo engenheiro Teodoro Sampaio, nos terrenos da fazenda.

Na década de 1970, Joventino Silva doou à Prefeitura a área do Parque, com cerca de 1,4 milhão m², por causa da urbanização que acontecia no bairro da Pituba. Então em 30 de outubro de 1973, foi criado através do Decreto Municipal nº 4.522 o Parque da Cidade Joventino Silva, que foi inaugurado somente em 1975, pelo então prefeito Clériston Andrade, durante o governo de Antônio Carlos Magalhães.

Depois de várias intervenções feitas pela Prefeitura Municipal do Salvador, em parceria com a Petrobrás, o Parque da Cidade foi completamente reurbanizado e entregue à população em 12 de outubro de 2001, pelo prefeito Antônio Imbassahy, com as presenças do senador Antônio Carlos Magalhães e do governador César Borges.

Parque da Cidade Salvador Agenda e Programação

Imagine ter um quintal com 700 mil m², com atrativos para as crianças da família, garantia de aventuras radicais para os adolescentes, área de meditação para aquela visita zen, espaço para shows e outro para os da melhor idade se exercitarem. É assim que moradores do entorno do Parque da Cidade Joventino Silva, no Itaigara, vêm o espaço.





Para quem for aproveitar a programação, vale lembrar que o estacionamento é gratuito e é importante proteger a pele do sol, especialmente para quem for assistir aos shows no anfiteatro Dorival Caymmi – a arquibancada foi duplicada, mas agora não é mais permitido assistir o show debaixo das árvores, que foram separadas da arena com um gradil.

Para mais informações sobre agenda e programação completa acesse o site

Parque da Cidade Salvador Aluguel de Bicicleta

Bicicletas para empréstimo – Quatro tendas com “azulzinhas” estão à disposição para garantir a pedalada nas ciclofaixas de lazer da cidade.

Credenciamento – Para o empréstimo das “azulzinhas” é necessário fazer um cadastro rápido e único. O valor do credenciamento é de R$ 1,00 feito através do cartão de crédito. Após o credenciamento é possível pegar emprestado qualquer “azulzinha” que se encontre nas tendas das Ciclofaixas de Lazer com um limite de 2h de uso por empréstimo. Sendo possível fazer o empréstimo mais de uma vez no mesmo dia.

Parque da Cidade Salvador Dia dos Pais

Uma boa opção é preparar um saboroso café da manhã em casa. A dica é escolher as comidas que seu pai mais gosta. Para preparar, acorde antes do que ele está acostumado e prepare o café, que pode ser servido à mesa ou na cama. Se tiver dificuldade para preparar, peça ajuda a quem já tem costume. Se tomar o café da manhã em casa fica muito comum, a dica é colocar as comidas e bebidas em uma cesta e fazer um piquenique. Em Salvador o parque ideal para a comemoração do dia dos pais é o Parque da Cidade.

Horário de Funcionamento Parque da Cidade Salvador

  • Segunda a sábado das 5h às 22h / Domingo das 6h às 19h

Onde Fica, Endereço e Telefone Parque da Cidade Salvador

  • Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n – Itaigara, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3611-3803

Outras informações e site

Mapa de localização

Parque da Cidade Salvador
5 (100%) 1 voto