Limpurb Salvador foi criada através da Lei Nº 3.034 de 25 de maio de 1979.

Tem a missão de garantir a limpeza urbana visando à sustentabilidade socioambiental na cidade de Salvador.

Limpurb Salvador

Serviços:

  • Capina e roçagemNa execução desses serviços especiais a LIMPURB utiliza equipes compostas por: 1 motorista, 20 agentes de limpeza e 1 encarregado, sendo que 5 agentes de limpeza utilizam roçadeiras, totalizando 16 equipes. Cada equipe utiliza como ferramentas: carro de mão, pá, sacho, forcado, enxada, foice, trinchão, “big bag”, vassoura, cone, cal, água, bombonas, facão, garfo, picareta, roçadeira. Cada equipe dispõe de um caminhão com habitáculo para o deslocamento da equipe. Na pintura de meio fio, utiliza-se a técnica de pintara contínua.

    Os serviços são realizados de 2ª feira a sábado, no período diurno, obedecem a programação preestabelecida. Dispõe- se também de uma equipe para execução de serviços no período noturno que visa atuar na remoção de produções ou em situações de emergência.

  • Lavagem de LogradourosA Empresa de Limpeza Urbana do Salvador tem como um dos serviços complementares de limpeza urbana a lavagem das ruas. A Limpurb conta com equipes que realizam o serviço através da utilização de carros-pipa. A lavagem acontece principalmente ao final de festas de Largo, realização de Eventos, como a Festa de Iemanjá, ou a tradicional Lavagem de Itapuã; em pontos turísticos e de grande circulação; escadarias públicas, além de feiras livres e locais de comércio. Nesta atividade, são utilizados sabão e aromatizantes.
  • Limpeza de PraiasO serviço de limpeza de praia é fundamental na cidade de Salvador, por ser tanto uma cidade turística, dispondo de aproximadamente, 25 km de extensão de praias, considerando as orlas, do Atlântico até a Baía. A Orla do Atlântico compreende o trecho da Barra até a Praia do Flamengo e da Orla da Baía de Todos os Santos compreende a praia da Ribeira à São Tomé de Paripe, assim como as ilhas dos Frades (Paramana, Bom Jesus, Ponta de Nossa Senhora) e de Maré.

    A atividade é realizada com frequência diária, no período diurno, sendo intensificada aos sábados e dias de feriados. No período de verão, o serviço também é realizado à noite, devido ao acentuado aumento dos banhistas, turistas e atletas.

    Na operação dos serviços, o litoral foi dividido por faixas de praia com a atuação de equipes constituídas por seis agentes de limpeza, totalizando 120 agentes de limpeza. Nas praias da Ribeira, Barra, Pituba até Stella Mares a limpeza também é mecanizada com uso de 5 tratores com reboque e 2 limpadoras mecânicas. A seguir encontram-se listados todos os trechos onde o serviço é executado com definição pelos Núcleos de Limpeza.

  • Coleta de Resíduos SólidosEste serviço é realizado por empresas terceirizadas, consiste na coleta de resíduos gerados nos domicílios, que perpassam pelas vias da cidade, com caminhões compactadores, recolhendo os resíduos.

    Planejar a coleta consiste em agrupar informações sobre as condições de saúde pública, a capacidade técnica do órgão que prestará o serviço, as características da cidade e os hábitos e as reivindicações da população, para então discutir a maneira de tratar tais fatores e definir os métodos que forem julgados mais adequados.

    O conjunto de ações e elementos mencionados se chama sistema de coleta. A Prefeitura tomará decisões em relação a cada uma de suas etapas. Assim, definirá o padrão de serviço que irá oferecer a sua comunidade.

    A LIMPURB conta com o apoio da população para a separação dos resíduos em dois grupos:

    Úmidos: São basicamente matéria orgânica e rejeitos. Esses resíduos são coletados e levados para o Aterro Sanitário Metropolitano Centro diretamente ou através da Estação de Transbordo.

    Secos: Materiais recicláveis, como papéis, papelões, plásticos, vidros, gessos, madeiras, e metais os quais devem ser segregados e doados para uma das cooperativas de catadores de material reciclável, cadastradas na LIMPURB.

  • Varrição

    No planejamento da varrição de Salvador é considerada a divisão espacial da cidade em 18 Núcleos de Limpeza – NL, cujos setores são delimitados para equipes individuais de agentes de limpezas. Nas vias que recebem o serviço, a freqüência mínima da varrição é de 3(três) vezes por semana. Nos logradouros de maior fluxo, nas áreas comerciais e turísticas a varrição é diária e, em até três turnos: Matutino (07:00 às 15:20hrs); Vespertino: (13:40 às 22:00hrs); Noturno (22:00 às 5:20hrs). Nos locais com baixo tráfego de pedestres e veículos, e em áreas próximas aos locais de grande movimentação, a varrição é diária em um turno diurno.Nas vias e logradouros com maior fluxo de pedestres foram instaladas papeleiras nas calçadas. Estas possuem capacidade de 50 litros e são esvaziadas pelos próprios agentes de limpeza que executam o serviço no local. A disponibilização das papeleiras contribui para manter as vias e calçadas limpas, oferecendo o maior nível de conforto ao cidadão.

    Os resíduos da varrição são acondicionados em sacos plásticos com capacidade de 100 litros e espessura média de 10 micras, que são distribuídos em pontos de confinamento ao longo dos setores. A produção da varrição é coletada juntamente com os resíduos domiciliares.

    No total são X agentes de limpeza por cada 1.000 habitantes em Salvador. A produtividade média da varrição é de 2,33 km/agente/dia.

  • Emissão de Atestado de Viabilidade de ServiçosConceito – Documento emitido pela LIMPURB, com o objetivo de definir procedimentos para o manejo dos resíduos sólidos para os empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais considerados efetivo ou potencialmente poluidores, bem como os empreendimentos e atividade capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, conforme legislação. Podendo ser classificada como:

    Viabilidade de Serviços – Documento exigido para o licenciamento ambiental e/ou outras atividades através da emissão do ATESTADO DE VIABILIDADE para coleta dos resíduos sólidos domiciliares mediante apresentação dos Planos de Gerenciamento referentes aos PGRS (Resíduos Sólidos), PGRCC (Construção Civil) e PGRSS (Serviços de Saúde) e outros documentos conforme Tab 2.08 do Código Tributário e de Rendas do Município.

    Viabilidade de Serviços Especiais – Documento exigido para autorização do uso e ocupação do solo através da emissão do ATESTADO DE VIABILIDADE para os serviços prestados de limpeza referente aos EVENTOS, com cobrança de preço público conforme Tab 2.08 do Código Tributário e de Rendas do Município.

  • Cadastramento e Suporte às CooperativasO incentivo à criação e ao desenvolvimento das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis figura como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, desempenhando um papel fundamental na sua implementação e contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, proporcionando ambientes limpos e diminuindo a demanda por recursos naturais.

    Concebidas para o exercício de atividades laborais com proveito comum, autonomia e autogestão, visando obter melhor situação socioeconômica e condições gerais de trabalho, as Cooperativas são constituídas por pessoas físicas de baixa renda e que se dedicam às atividades de coleta, triagem, beneficiamento, processamento, transformação e comercialização de materiais reutilizáveis e recicláveis.

    Atualmente, 17 (dezessete) Cooperativas estão cadastradas na LIMPURB.

  • Cadastramento de veículos transportadores

    Conceito – Conforme Decreto Municipal 12133 de Outubro 1998 que dispõe sobre manejo, coleta, acondicionamento, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos resultante das obras de construção civil e dos empreendimentos com movimento de terra, se faz necessário a licença anual junto à LIMPURB.
    Para tal é imprescindível à apresentação de original e cópia dos documentos exigidos e comparecer pessoalmente ao setor de Cadastro e Fiscalização (SCPF) situado na Rodovia BR 324 das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 hrs.

  • Educação ambiental

    A atividade de Educação Ambiental é realizada por equipe de trabalho composta por Técnico e Agentes Ambientais, além de veiculo para transporte de pessoal. O serviço ocorre desde segunda-feira a sexta-feira das 08:00hrs às 12:00hrs e das 14:00hrs às 18:00hrs.

    Além da equipe da LIMPURB, as empresas terceirizadas também disponibilizam equipes de Educação Ambiental com projetos e atividades específicas para escolas tanto públicas como particulares, comunidades habitacionais e empresas e/ou empreendimentos que solicite a participação do Poder Público na orientação e sensibilização das pessoas, estas atividades informativas podem ocorrer tanto de forma pontual como em abordagem porta a porta.

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Limpurb Salvador Reclamação

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Ouvidoria Limpurb Salvador

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Horário de Funcionamento Limpurb Salvador

  • Segunda a sexta das 8h às 17h

Endereço e Telefone Limpurb Salvador

  • Rodovia BR-324, Km 618 – Porto Seco, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3202-5000

Outras informações: Site e CNPJ

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