O Colégio Militar de Salvador (CMS) é instituição militar de ensino, localizada na cidade de Salvador, no estado da Bahia.

O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, tem como objetivo proporcionar o ensino de qualidade nos níveis fundamental e médio a dependentes de militares e civis, residentes na Grande Salvador.

Colégio Militar de Salvador

O decreto nº 40.843, de 28 de janeiro de 1957, é assinado pelo Presidente, criando o Colégio Militar de Salvador. Provisoriamente instalado no prédio situado à Rua Agripino Dórea, nº 26, em Pitangueiras, onde funcionava o Instituto de Preservação e Reforma do Estado.

Em 05 de abril de 1957, o Coronel Alfredo Moacir de Mendonça Uchôa assumiu o Comando do Colégio, caracterizando de fato o início das atividades.

O Colégio foi transferido para o Bairro da Pituba em 02 de julho de 1961. Estavam presente na cerimônia de inauguração diversas autoridades, dentre elas, o Governador Antônio Balbino, o Ministro da Guerra General Lott, o Comandante do CMS Coronel Bezerra Cavalcante.

Em 1989 o CMS foi desativado. Em 1993 o CMS foi reativado, graças a um convênio firmado entre o Exército Brasileiro e o Governo do Estado da Bahia. No mesmo ano iniciaram-se as obras da 1ª parte do novo Pavilhão de Aula, na mesma área na Pituba.

No ano de 1993 foi realizado o exame de admissão para o preenchimento das 65 vagas para 5ª série. Concorreram 1702 candidatos, entre meninos e meninas.

No dia 03 de fevereiro de 1994, foi inaugurado o pavilhão de aulas com entrada pela Rua das Hortênsias. Compareceram a solenidade o então Governador Antônio Carlos Magalhães, o Comandante do Colégio Coronel Oliveira Freitas, seu diretor de ensino, Coronel Ivan Sérgio Martins e demais autoridades. A aula inaugural foi proferida no Centro de Convenções, pelo Professor Aristides Fraga Lima, primeiro professor de Língua Portuguesa do CMS.

Colégio Militar de Salvador Provas

O concurso de admissão será realizado anualmente nas mesmas datas estabelecidas para todos os CM, de acordo com o número de vagas e calendário fixados anualmente pelo DECEx, e será composto das seguintes etapas:

  • Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
  • Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório; e
  • Comprovação dos Requisitos Biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Colégio Militar de Salvador Ensino Fundamental e Médio

O Colégio Militar de Salvador (CMS) tem como objetivo proporcionar o ensino de qualidade nos níveis fundamental e médio a dependentes de militares e civis, residentes na Grande Salvador.

O CMS tem como objetivo/finalidade geral proporcionar uma educação integral que ofereça aos jovens “a formação necessária ao descobrimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro”. Busca atingir os objetivos principais nos Ensino Fundamental e Médio, a seguir descritos:

  • permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, em qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;
  • propiciar ao aluno a busca e a pesquisa incessante de informações relevantes, desenvolvendo, dessa forma, a autonomia, valorizando suas experiências, seu conhecimento prévio e a interação professor-aluno e aluno-aluno;
  • valorizar a interação discente como instrumento de desenvolvimento pessoal, considerando diferenças individuais, contribuições, respeito a regras coletivas e atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia no grupo;
  • desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, incentivando-os, pois, a aprender para vida e não mais, simplesmente, para fazer provas.
  • preparar o aluno para refletir e compreender os fenômenos e não para meramente memorizá-los.
    capacitar o aluno à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos.
  • estimular o aluno para a saudável prática da atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando-o à prática habitual do esporte

Colégio Militar de Salvador Concurso

É considerado habilitado à matrícula no CMS o candidato que, oriundo do concurso de admissão, satisfizer a todas as condições abaixo:

  • for aprovado no exame intelectual para aquela série;
  • tiver sua classificação compreendida dentro da quantidade de vagas fixadas no edital do concurso;
  • apresentar o histórico escolar de acordo com as exigências legais, além dos demais documentos estabelecidos no edital do concurso;
  • comprovar, se maior de dezoito anos, que sua situação perante a Justiça Eleitoral e o Serviço Militar está regularizada; e for considerado apto na revisão médica.

Horário de Funcionamento Colégio Militar de Salvador

  • Segunda a sexta das 7h às 16h20

Onde Fica, Endereço e Telefone Colégio Militar de Salvador

  • Rua das Hortênsias, s/n – Pituba, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3358-3258

Outras informações e site

Mapa de localização

Colégio Militar de Salvador
5 (100%) 1 voto