O MAS/UFBA encontra-se consolidado e reconhecido como um dos mais importantes museus no gênero nas Américas , não somente pela sua rara e preciosa coleção de Arte sacra Cristã, mas também por ela estar abrigada em um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos seiscentista brasileiro. Instalado no antigo Convento de Santa Teresa.

O Museu de Arte Sacra Salvador foi inaugurado em 10 de Agosto de 1959, pelo então Reitor da Universidade Federal da Bahia, Edgar Santos.

Museu de Arte Sacra Salvador

Foi assinado um convênio entre a Universidade e a Arquidiocese de São Salvador pelo qual a Universidade obrigava-se a restaurar o conjunto arquitetônico com a assessoria e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Museu de Arte Sacra nasce como o primeiro museu universitário da Bahia. Sua proposta desde a criação esteve voltada não apenas à valorização patrimonial, mas a disseminação do conhecimento à sociedade, através de cursos e pesquisas, servindo como instrumento de investigação científica.

Criado em 10 de agosto de 1959, mantido como Órgão suplementar da Universidade (conforme consta no decreto 62.241 de 08/02/1968).

Vinculado a Reitoria através da Resolução nº157 de 20/11/1969.

“Art. 3º : Como órgão suplementar vinculado à reitoria, destina-se o Museu de Arte Sacra, nos termos do artigo 61 do Estatuto da UFBA, a auxiliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, executando os programas elaborados pela Reitoria”.

Possui Regimento datado de 1972.

Museu de Arte Sacra Salvador Casamento Valor

O Setor de Eventos é responsável pelo agendamento, organização e acompanhamento de eventos ligados às atividades museológicas e acadêmicas: exposições temporárias, seminários, congressos , cursos, recitais, formaturas, simpósios, e lançamentos de livros, assim como aqueles de caráter social a exemplo de casamentos e recepção em geral.

ATENDIMENTO
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 11h30min às 17h
Telefone: (71) 3283-5602 / 3243-6511
E-mail: eventos.mas@ufba.br

Museu de Arte Sacra Salvador História

A história do museu começa em 1661. De acordo o Conhecendo Museus, projeto que apresenta, com detalhes, os principais museus do Brasil, o Museu de Arte Sacra surge quando chegam à Bahia monges portugueses da Ordem dos Carmelitas Descalços, que seguiam para a Angola. Eles instalaram na capital o Convento de Santa Teresa D’Ávila.

Com a redução do número de monges, a Ordem entra em decadência e a Arquidiocese decide instalar no edifício o Seminário Arquiepiscopal. E finalmente, em 1957, o então reitor da Universidade Federal da Bahia, professor Edgar Santos, resolve criar, vinculado à Universidade, um Museu de Arte.

A organização e direção foram confiadas ao historiador Beneditino D. Clemente Maria da Silva-Nigra, e em 10 de agosto de 1959, foi inaugurado o Museu de Arte Sacra (MAS) da Universidade Federal da Bahia, reconhecido como um dos mais importantes no gênero nas Américas. A missão do MAS é “divulgar e expôr a arte sacro-cristã, por meio de ações de preservação, pesquisa e comunicação, buscando contribuir para o desenvolvimento social e cultural do estado, valorizando sua memória histórica e artística”.





Além da importância artística e histórica, o MAS se torna também laboratório de ensino, pesquisa e extensão, para alunos da UFBA, principalmente dos cursos de Museologia, Arquitetura e Artes Plásticas. Para Edjane Rodrigues da Silva, coordenadora do setor de exposição, o MAS “não tá contribuindo apenas para a disseminação da arte sacra cristã, mas também da cultura católica de um modo geral, pois faz parte da memória e história do Brasil”.

O acervo tem cerca de 5 mil peças, entre elas imagens raras em marfim de O Bom Pastor, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora com o Menino. Conta também azulejos representativos dos séculos XVII, XVIII e XIX que compõem o edifício; pinturas feitas pelo criador da Escola Baiana de Pintura, José Joaquim da Rocha (século XVIII), e seu discípulo José Teófilo de Jesus (século XIX). Além de  mobiliários de alta qualidade, entre outras peças.

Todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio nacional desde 1938, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

A arquitetura chama a atenção de todos. É nitidamente de influência renascentista, com destaque para sua torre sineira ou “espadaña” e para sua imponente e erudita fachada de traço maneirista. A edificação conta com uma área total construída de 5.250m², inserida em uma área livre de 8.000m². O museu também recebe exposições além de arte sacra, como arte contemporânea e trabalhos de conclusão de curso de alunos da UFBA.

O espaço está aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 17h30, e conta com visita monitorada para escolas e para o público em geral. Também possui um Setor de Eventos responsável pela locação de espaço para realização de casamentos, formaturas e eventos corporativos, contando com uma das vistas mais privilegiadas de Salvador: a Bahia de Todos os Santos. As entradas custam R$10,00 (inteira ) e R$5,00 (meia). Estudantes de escolas públicas de todos os níveis, e servidores da UFBA não pagam.

Museu de Arte Sacra Salvador Programação

No site você  pode acessar para ver as exposições de longa duração ou temporárias.

Horário de Funcionamento MAS Salvador

  • Segunda a sexta das 11h30 às 17h

Endereço e Telefone Museu de Arte Sacra Salvador

  • R. do Sodré, 28 – Dois de Julho, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3283-5600

Outras informações e site

Mapa de localização

Museu de Arte Sacra Salvador
4.8 (95.93%) 59 votos