O Pelourinho Salvador, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, no Brasil.

Se localiza no Centro Histórico da cidade, na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco brasileiro preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Pelourinho Salvador

Limitando-se ao norte com Pilar, Santo Antônio e Barbalho, ao sul com a Sé e Saúde, a oeste com o Comércio e a leste com Sete Portas, o Pelourinho compõe-se de ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos.

Situado no coração do centro histórico da cidade, é um grande shopping ao ar livre, pois oferece inúmeras atrações artísticas e musicais. Há uma concentração de bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico.

Agora, é um Pelourinho revivido e colorido, repleto de atividades culturais e eventos, especialmente o Pelourinho à noite. Há também as práticas do grupo Olodum, cada domingo e terça-feira.

Os Filhos de Ghandi também têm práticas lá nos meses que antecedem o carnaval. No Pelourinho, estão sedes de várias organizações, tais como Casa de Jorge Amado, Grupo Gay da Bahia e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Na região o problema da criminalidade prejudica o desenvolvimento da atividade turística no local, bem como com problemas referentes à limpeza urbana e ao tráfico de drogas.

Pelourinho Salvador História

O pelourinho era um instrumento de punição legal utilizado pelos portugueses em todas as cidades do Brasil. Era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, erguido em praça pública, onde os infratores da lei eram amarrados e chicoteados.

O pelourinho de Salvador foi instalado no século 16, com a fundação da cidade. Inicialmente, localizava-se na Praça Municipal (atual Praça Thomé de Sousa). Foi transferido depois para o Terreiro de Jesus e, com o protesto dos jesuítas, transferido para um local após as Portas de São bento, como indicado no Prospecto de Caldas. Em 1807, foi instalado no atual Largo do Pelourinho, até que esse tipo de punição fosse extinto, cerca de 30 anos depois.

Esse pelourinho poderia ser de mármore, como o da Cidade Velha de Cabo Verde, que ainda existe.

Pelourinho Salvador Hotel

O Hotel Pelourinho está localizado no famoso bairro do Pelourinho em Salvador, a 500 m do centro da cidade, e oferece acomodações simples, em estilo colonial, bem como buffet de café-da-manhã. Você estará a poucos passos de diversos bares, restaurantes e lojas locais.

Os quartos espaçosos apresentam uma decoração simples e colorida, e possuem piso de azulejo, um guarda-roupa grande, ventilador, TV e frigobar. Os quartos deluxe contam com ar-condicionado.

Aproveite para visitar as atrações de Salvador, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, que ficam a 1,5 km do hotel. Você estará a 5 km do Farol da Barra e da estação rodoviária. Para sua comodidade, o serviço de translado de ida e volta para o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, localizado a 25 km de distância do hotel, está disponível, mediante taxa.

Mapa de localização

Pelourinho Salvador
Rate this post