Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol da Barra Salvador é a mais antiga edificação militar do Brasil, cuja construção data de 1534, o Museu Náutico da Bahia é único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarinos.

Uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos.

Farol da Barra Salvador

Além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do país e sua mais importante cidade durante mais de três séculos.

Construído antes mesmo da própria cidade de Salvador, que é de 1549, o Forte de Santo Antônio da Barra é um belo exemplar da arquitetura militar portuguesa do século XVI.

Sua localização privilegiada na esquina da baía, de onde se descortina uma bela vista do oceano, a elegância de seu traçado, bem como a imponência de seus espaços internos chamam a atenção de todos os que para ali se dirigem.

O prédio é, sem dúvida, o principal atrativo do Museu cujo acervo permite ao visitante contato direto com a secular história do país através da mostra de utensílios domésticos, moedas, selos, botijas e materiais bélicos que ficaram submersos por cerca de 300 anos e que acabaram vindo à tona como resultado da primeira pesquisa submarina do gênero em toda a história do país.

Objetos que permitem ao público vivenciar aspectos importantes da vida cotidiana dos primeiros brasileiros e que junto às demais peças do acervo do Museu Náutico da Bahia ajudam a compreensão da presença, importância e significado do mar e da vida marinheira na formação e desenvolvimento da sociedade brasileira.

No Forte está o Farol da Barra, um dos mais conhecidos postais da Bahia em todo o mundo.

O farol original foi instalado no forte no ano de 1698, sendo o primeiro de toda a América.

O óleo de baleia alimentava lampiões protegidos por vidros que sinalizavam para os navegantes a entrada da baía. Sucessivas reformas transformaram o farol original em 1839, 1890 e 1937, quando ele foi finalmente eletrificado.

Farol da Barra Salvador Hotéis

Conheça alguns hotéis próximos as Farol da Barra em Salvador.

  • Flat Farol da Barra 2
  • Tô em Casa Hostel
  • Casa Petunia Pousada Boutique
  • Ap 210 Bahia Flat, Barra

Farol da Barra Salvador História

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos-os-Santos traficando escravos negros ou em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens para abastecer o mercado consumidor europeu.

No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitania da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol — um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia —, o segundo existente no Brasil e em todo o Continente (1698), antecedido somente pelo farol do antigo Palácio de Friburgo (1642) no Recife. Passou então a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

O diário de bordo do corsário inglês William Dampier, em 1699, relata: “A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite.”

O Decreto Regencial de 6 de julho de 1832 determinou a instalação de um farol mais moderno, fabricado na Inglaterra, em substituição ao antigo. Ao término das obras, inauguradas em 2 de dezembro de 1839, o novo equipamento de luz catóptrico erguia-se sobre uma torre troncônica de alvenaria, com alcance de dezoito milhas náuticas com tempo claro.

Em 1937, o antigo sistema “Barbier” (incandescente a querosene) de iluminação foi substituído por luz elétrica, comemorando-se o primeiro centenário do farol a 2 de Dezembro de 1939. Atualmente o farol encontra-se consagrado como um dos ícones da capital baiana, inspirando artistas e poetas.

Farol da Barra Salvador Por do Sol

O mais tradicional camarote da cidade para assistir ao entardecer. O gramado ao lado e atrás do forte fica lotado (repare nos casais de namorados).
É como uma cerimônia de troca da guarda. Como já cantavam os Novos Baianos: quando o sol se põe vem o farol / iluminar / as águas da Bahia.

Horário de Funcionamento Farol da Barra Salvador

  • Terça a domingo das 8h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Farol da Barra Salvador

  • R. do Gavaza, 24 – Barra – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3264-3296

Outras informações e site

Mapa de localização

Farol da Barra Salvador
5 (100%) 1 voto