O Palácio Tomé de Sousa é a atual sede da Prefeitura de Salvador, capital da Bahia. Está localizado na praça homônima, no coração do seu centro urbano.

Projetado pelo arquiteto carioca João Filgueiras Lima, o “Lelé”, e construído em estrutura de aço e vidro, numa área de 2 mil metros quadrados onde antes funcionavam um estacionamento e um jardim, suas obras iniciaram oficialmente em 2 de maio de 1986 e foram concluídas em 16 do mesmo mês, sendo inauguradas pelo então prefeito Mário Kertész.

Prefeitura de Salvador

Para este fim, o prefeito transferiu a prefeitura do Solar da Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, para a Praça Tomé de Sousa.

A ideia inicial do projeto era para ser um prédio que abrigaria provisoriamente a prefeitura, por ser desmontável, segundo solicitação do prefeito ao IPHAN, onde argumentava que o destino final da prefeitura seria um dos casarões abandonados do local.

No entanto, durante os seus 23 anos de existência acabou sendo sede permanente do órgão máximo do Poder Executivo da primeira capital do Brasil.

O que “Lelé” providenciou foi uma construção provisória e emergencial para sediar a Prefeitura. Cabia ser algo de rápido desenho e execução, mais a exigência de se desfazer, determinada a locação definitiva da Prefeitura.

De fato, a estrutura metálica foi feita em 35 dias, e executada em 14 dias.

Para construir o palácio em estilo moderno, o prefeito Mário Kertész pediu ajuda ao seu amigo arquiteto, que desenvolveu para a obra uma técnica especial de placas de aço parafusadas, tudo calculado milimetricamente para se encaixar, e de outras 24 horas para colocar 350 metros quadrados de vidros e esquadrias.

O prédio de dois andares, encravado na primeira praça do Brasil, convive com outras construções de épocas diferentes: o Palácio Rio Branco, o Elevador Lacerda e a Câmara Municipal de Salvador.

Concurso Prefeitura de Salvador

A Prefeitura Municipal de Salvador realiza periodicamente concursos públicos com oportunidades para diversos cargos.

O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial da Prefeitura de Salvador, que é a constituição da comissão do certame.

No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o concurso da prefeitura de Salvador.

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site da Prefeitura de Salvador com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Contra Cheque Prefeitura de Salvador

Se você é um Servidor Municipal (ativo, inativo, aposentado ou pensionista) tem direito a consultar o Contra Cheque da Prefeitura de Salvador sempre que achar necessário.

Para realizar o acesso você deve ter em mãos ou o número da sua matrícula ou o número do seu CPF.
Você terá acesso online às informações funcionais, como:

  • Comprovante de rendimentos pagos;
  • Holerites;
  • Comprovante de imposto sobre renda retido na fonte.

FGV Prefeitura de Salvador

A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos.

Auxilia organizações públicas, empresariais e do terceiro setor, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos nas áreas de economia e finanças, gestão e administração, e políticas públicas.

Os recursos gerados são aplicados nas atividades de ensino e pesquisa da própria instituição, contribuindo para a formação dos quadros técnicos e acadêmicos do Brasil. Para isso, conta com uma equipe técnica inteiramente formada por doutores, mestres e especialistas.

Há mais de 30 anos, a FGV Projetos reúne capacidade técnica, metodologias inovadoras e uma equipe de profissionais qualificados, com experiência comprovada para promover práticas gerenciais eficientes. A unidade também busca soluções para assuntos estratégicos voltados para o desenvolvimento nacional, sempre observando as questões sociais e compartilhando conhecimento atrelado ao crescimento econômico e à sustentabilidade.

Horário de Funcionamento Prefeitura de Salvador

  • Segunda á sexta das 8h ás 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Prefeitura de Salvador

  • Praça Municipal, s/n Pálacio Thomé de Souza – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3202-6000

Outras informações e site

Mapa de localização

Prefeitura de Salvador
5 (100%) 1 voto