Garantir proteção dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal e contribuir com a prevenção à violência ao cidadão em Salvador é a missão da Guarda Municipal de Salvador.

Antiga Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (SUSPREV), foi reorganizada conforme disposto a LEI Nº 9.070 /2016, passando a denominar-se Guarda Civil Municipal – GCM.

Guarda Municipal de Salvador

A Guarda Municipal de Salvador é um dos poucos órgãos, senão o único, de prestação de serviço público municipal, que está inserida na Carta Magna, tamanha a sua importância frente à segurança pública local:

“Art. 144- A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:”

“§ 8° Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.”

Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Art. 1º – Esta Lei institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8º do art. 144 da Constituição Federal.

Art. 2º – Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.

A segurança do cidadão e da sociedade é de vital interesse para o Pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e bem-estar dos seus habitantes.

Art. 252. Fica criada a guarda municipal destinada à:

I- proteção dos bens do Município;

II- disciplina do trânsito;

III- proteção ao meio ambiente, à propriedade e equipamentos urbanos;

IV- colaboração com o cidadão, objetivando desenvolver o convívio social, civilizado e fraterno.”

A Guarda Civil Municipal de Salvador é vinculada à Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop).

Concurso Guarda Municipal Salvador

A Prefeitura Municipal de Salvador realiza periodicamente concursos públicos com oportunidades para diversos cargos. O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial da Prefeitura de Salvador, que é a constituição da comissão do certame. No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o concurso da prefeitura de Salvador.

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site da Prefeitura de Salvador com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Edital Guarda Municipal Salvador

Consulte os editais dos concursos abertos no site da Prefeitura Municipal de Salvador.

Guarda Municipal de Salvador Salário

Para saber sobre os salários, acesse o site Transparência Salvador.

Guarda Municipal de Salvador Tem Porte de Arma

Agentes da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) participaram do Curso Complementar de Armamento e Tiro para Renovação de Porte de arma de fogo institucional e pessoal da Guarda Municipal de Salvador.

Na ocasião, duas turmas com cerca de 40 agentes tiveram instruções de porte de arma, técnicas de saque, empunhadura, armas semiautomática, tiro de sobrevivência policial, manutenção básica de armamento, manejo e procedimento de segurança de arma de fogo, dentre outras técnicas que totalizaram a carga horária de 36 horas.

O curso foi ministrado pelos instrutores e Guardas Civis, credenciados pela Polícia Federal, Izdalfredo Nogueira e Samuel Rodrigues, sendo este último instrutor interno da instituição.

As aulas teóricas aconteceram na base do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e as aulas práticas ocorreram na Vila Militar, localizada no bairro do Dendezeiros.

Horário de Funcionamento Guarda Municipal de Salvador

  • Atendimento 24 horas

Endereço e Telefone Guarda Municipal de Salvador

  • Av. Gen. San Martin, 734 – Fazenda Grande do Retiro – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3202-5312

Outras informações e site

Mapa de localização

Guarda Municipal de Salvador
Rate this post