Em plena área urbana, o Zoológico Salvador é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira.

Hoje, o Zoo mantêm sob seus cuidados 1629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras. Dentre as 158 espécies, 34 delas estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural.

Zoológico Salvador

Desde 2007, o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e da flora nacional, com ações em cativeiro, além de programas de educação ambiental associados ao lazer e ao entretenimento. O Zoo conta com uma clínica veterinária, museu, setores de nutrição, botânica, educação ambiental, pesquisa e conservação, além da quarentena, local que abriga os animais em tratamento de saúde e os recém-chegados.

O Zoológico de Salvador começa a ser construído no século XIX, quando o suíço Frederico Meuron recebe a Fazenda Areia Preta (antigo nome do bairro de Ondina) como indenização pelas perdas na Batalha de Pirajá. Passados alguns anos, Frederico muda-se para o Solar do Unhão e a fazenda entra em um longo processo de abandono.

Até que Francisco Ariane implanta uma locomotiva que partia do Campo Grande em direção ao Rio Vermelho. Nesta mesma época, começam algumas atividades zoobotânicas nas proximidades e, depois, é construído um orquidário no Parque de Ondina.

Aproveitando a topografia favorável do antigo sítio e a beleza da paisagem ao redor, em 1958 através do Decreto Estadual nº. 17.481 é inaugurado o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, atendendo aos desejos da população soteropolitana e atraindo milhares de turistas ao longo dos anos.





Hoje, o Parque está vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – SEMA. Sua área verde é de aproximadamente 250.000 m², devido à incorporação do remanescente secundário de Mata Atlântica, conhecido como Mata do Zoo. Este cenário de grande beleza natural pode ser visto pelo visitante ao circular pelos 3.000 m de pista de passeio do parque.

Zoológico Salvador Valor da Entrada

A entrada é gratuita.

Zoológico Salvador Animais

O Zoo mantêm sob seus cuidados 1629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras.

Zoológico Salvador Reforma

Em 16/04/18 foi entregue a primeira etapa das intervenções no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, mais conhecido como Zoológico de Salvador.

As obras contemplam o novo Museu de História Natural, a ladeira dos primatas, com a reforma das calçadas em piso intertravado e instalação de um novo guarda corpo, além do parque infantil, dos banheiros e quiosques localizados ao longo do percurso.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a segunda etapa do projeto de revitalização já está em andamento e deve reformar as estruturas do aviário, realizar a substituição da cobertura no setor dos felinos, a pavimentação total do Zoo e a renovação da estrutura que compõe o Horto Botânico.

O zoo tem atualmente mais de 1.600 animais de 158 espécies distribuídos em uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados.

Horário de Funcionamento Zoológico Salvador

  • Diariamente das 8h30 às 17h

Onde Fica, Endereço e Telefone Zoológico Salvador

  • Rua Alto de Ondina, s/n – Ondina, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3116-7954

Outras informações e site

Mapa de localização