Aeroclube Salvador

O Aeroclube Salvador Plaza Show foi um centro comercial de Salvador, no estado brasileiro da Bahia, localizado na Avenida Otávio Mangabeira, entre bairros da Boca do Rio e Jardim Armação.

Inaugurado em 21 de outubro de 1999 em área concedida pela prefeitura de Salvador, foi o primeiro shopping soteropolitano ao ar livre, todavia, entrou em decadência comercial e processos judiciais.

Aeroclube Salvador

A partir de um investimento da ordem de 50 milhões de reais, em 1999, foi construído o maior festival center da América Latina em uma área de 28 mil metros quadrados à beira-mar.

Houve a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, através de cerca de 140 operações dentre restaurantes, cafés, lojas, serviços, farmácias, agência de turismo, bancos, ópticas e joalheria. Além do complexo cinematográfico da UCI (que desativou suas atividades em 2014), havia a casa noturna de shows Rock in Rio Café, o restaurante temático Café Cancun, a academia Hangar 45, as diversões e os jogos eletrônicos do Magic Games, o Boliche Aeroclube, as lojas de vendas de abadás para os blocos do Carnaval de Salvador Central do Carnaval e Axé Mix, além de um mini kart e minigolfe.

Em 2006, motivada pelo declínio do público frequentador e com várias lojas fechadas, a administração do Aeroclube iniciou uma campanha de revitalização, em consenso com os empreendedores e lojistas do Shopping. A proposta foi aprovada na Câmara dos Vereadores de Salvador, através de uma lei que permitia a revitalização do empreendimento.[carece de fontes]

Então em 2007, sobreveio o conceito “Aeroclube Shopping & Office”, que utilizava parte da estrutura para escritórios. Os empreendedores acenaram agora com as lojas âncoras, tradicional estratégia para atrair consumidores – o que ainda teve que ser submetido aos órgãos competentes na época num investimento de R$ 50 milhões.

Em janeiro de 2008, a Justiça embargou as obras, em razão de uma ação pública movida pelo advogado Celson Ricardo. Este mesmo advogado dizia, também, estar representando os interesses da comunidade da Boca do Rio. A ação questionava principalmente a necessidade de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a obras de reforma, em face do tombamento da paisagem à frente do Aeroclube (Praia do Chega Nego a Piatã). Sem questionar o tombamento (discutível em face da mudança de interpretação do IPHAN, que resultou no extremo aumento da paisagem tombada – de Praia do Chega Nego e Piatã, para Praia do Chega Nego a Piatã), o Aeroclube solicitou autorização ao IPHAN. Após atender todas as exigências e condicionantes deste órgão, o Aeroclube obteve a autorização necessária para a reforma e revitalização do empreendimento.

Em 2010, a Justiça Federal da Bahia, em primeiro grau, proferiu sentença totalmente favorável ao Aeroclube. Nesta sentença, a Justiça Federal rejeitou todas as alegações do Autor Popular, o advogado Celso Ricardo, evidenciando que o empreendimento atendia as condições necessárias para retomar as obras de reforma e revitalização. Os membros da comunidade da Boca do Rio que apoiavam o Celso Ricardo (e o constituíram como advogado para propor ação contra o Aeroclube) voltaram atrás na ação e revogaram, em novembro de 2010, o mandato de procuração concedida ao advogado.





Os moradores da região afirmaram ser os maiores prejudicados com o embargo do shopping, uma vez que se beneficiavam com os empregos gerados pelo empreendimento e sua área de lazer.[carece de fontes] A questão do desembargo da obra dependia, ainda, da posição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que autorizou em agosto de 2011 a retomada das obras de revitalização do empreendimento. O projeto seguinte de revitalização do shopping previa operações de lojas pioneiras na Bahia, exclusivas do Aeroclube, e uma área de compras e escritórios empresariais. Além disso, também está prevista a construção do Parque Atlântico (ou Parque dos Ventos), um parque metropolitano na orla da Boca do Rio com previsão de se tornar um novo cartão-postal de Salvador.

Em 2012, em regime de comodato, a 39ª Companhia Independente da Polícia Militar foi transferida do Costa Azul para o empreendimento, servindo os bairros da Boca do Rio, Stiep, Costa Azul, Imbuí, Pituaçu, Patamares e Jardim Armação, o que significa 20 km² de área habitada por 130 mil pessoas.

Apesar da disputa judicial, em 2012, o Consórcio Parques Urbanos teve a concessão municipal prorrogada até 2056, como compensação aos prejuízos do embargo, porém sem a construção do Parque Atlântico. Ademais, foi ainda perdoada os 15 milhões de reais de dívida pelo IPTU. O empreendimento encontra-se nos projetos da Prefeitura de revitalização da orla soteropolitana, prevendo demolição. Entretanto, novas denúncias foram feitas sobre seis crimes ambientais cometidos durante a reforma.

Aeroclube Salvador Demolição

O Aeroclube Plaza Show foi demolido e retirado o entulho.. A última estrutura que funcionava, no antigo Aeroclube, foi o cinema, que encerrou as atividades na semana anterior à demolição.

No lugar do Aeroclube Plaza Show vai ser construído o Shopping Bosque da Orla e Parque Atlântico.

Vale lembrar que o projeto prevê dois mirantes, playground, espaços para prática de esportes. Haverá duas entradas voltadas para a praia e uma terceira na Avenida Octávio Mangabeira, todas controladas por seguranças. A ciclovia existente aos fundos do Aeroclube será mantida, mas com pequenas alterações no traçado para passar dentro do parque.

Aeroclube Salvador Réveillon

Em 2017, o Réveillon da Prefeitura de Salvador foi realizado ao lado de onde era o antigo Aeroclube e futuro Centro de Convenções municipal.

Os grupos Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy foram os escolhidos para iniciar a programação.

A virada ficou por conta de Ivete Sangalo.

Horário de Funcionamento Aeroclube Salvador

  • Segunda a sábado das 11h às 22h / Domingo das 14h às 22h

Endereço e Telefone Aeroclube Salvador

  • Avenida Octávio Mangabeira, 6.000 – Boca do Rio – Salvador – BA
  • Telefone (71) 3418-8000

Outras informações e site





Deixe seu comentário