Inaugurada em 1999, a CAIXA Cultural Salvador encontra-se instalada na Antiga Casa de Oração dos Jesuítas, imóvel do século XVII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, restaurado integralmente pela CAIXA, sendo uma atração a mais para o visitante.

Aqui o visitante poderá apreciar as escavações do sítio arqueológico e todos os detalhes decorativos deste belo solar setecentista.

Caixa Cultural Salvador

A CAIXA Cultural Salvador desenvolve um amplo calendário de eventos que contemplam exposições de diversos portes, performances musicais e teatrais, lançamentos de livros, oficinas, palestras além de um importante programa educativo voltado para as diversas camadas sociais.

De fácil acesso, a CAIXA Cultural Salvador localiza-se no centro da cidade, próximo à maior estação de transbordo (Estação da Lapa) e de ônibus que circulam pelas principais vias da cidade. Situada nas imediações do Pelourinho, tem como vizinhos o Museu de Arte Sacra e o Mosteiro de São Bento.

Além do público transeunte, é visitada por turistas, estudantes de todas as faixas etárias e instituições que atuam na inclusão sociocultural.

Caixa Cultural Salvador Exposição

A caixa Cultural é um espaço muito dinâmico. Durante o ano acontecem exposições de diversos artistas.

O Trem da História

A mostra é uma viagem imaginária de trem, que revela os diversos períodos da história da arte, através de réplicas de obras importantes. Apostando no lúdico para encantar visitantes de todas as idades, a mostra é inspirada no livro O Trem da História, da escritora Katia Canton, vencedor do prêmio de Melhor Livro Informativo, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Canton também assina as curadorias artística e educativa da exposição.

Voltada para crianças e adolescentes, a mostra é dividida por temas e representa obras dos artistas Tarsila do Amaral, Van Gogh, Di Cavalcanti Candido Portinari, Leda Catunda, Carmela Gross, Anita Malfatti, Ismael Nery, Leonilson, Regina Silveira, Jorge Barrão, Van Gogh, Renoir, Paul Gauguin, Claude Monet, Hieronymus Bosch, Giorgio De Chirico, Henri Matisse, Marc Chagall, Edgard Degas, Rembrant, Picasso e Lasar Segall.





Uma viagem pela história da arte: O Trem da História traz um cenário interativo, com um trenzinho cenográfico na entrada da galeria, que pode ser explorado pelo visitante. Ao primeiro contato, o visitante receberá seu passaporte, um livreto que promove interação com as obras, a partir de uma linguagem acessível para o universo infantil. Ao percorrer toda a viagem, o visitante receberá um carimbo no seu passaporte, que o reconhecerá como “viajante do mundo”.

A mostra também conta com totens equipados com tablets, para que as pessoas possam conhecer um pouco da história de cada artista. Segundo Katia Canton, a linguagem da exposição foi pensada para possibilitar o entendimento e aproximação das crianças, respeitando faixas etárias, através da criação desses estímulos que ampliam a vivência.

“A premissa básica é a integração do fazer artístico, a apreciação da obra de arte e sua contextualização histórica”, afirma Canton. Todas as obras estarão dispostas em uma altura que permite aos pequeninos poder apreciar todos os detalhes da exposição.

Caixa Cultural Salvador Oficinas

Situado no pátio externo, com acesso pela rampa lateral externa, é utilizada para a realização de oficinas, workshops e cursos. Tem capacidade para 30 pessoas em média. Pode-se utilizar 30 cadeiras sem braço.

Caixa Cultural Salvador Eventos

O Pátio Externo é uma espaço multiuso, alternativo para espetáculos musicais, teatrais e programas educativos.

Acesso pela rampa lateral externa. Possui dois níveis de piso que se integram por degraus, formando um pequeno anfiteatro.

Caixa Cultural Salvador Capacidade

O Salão Nobre está situado no primeiro andar do prédio, é acessível por meio de uma bela escada em madeira, ladeada por gradis de ferro. Seu teto em forma de gamelas abriga um conjunto de pinturas do final do século XIX, uma atração à parte. Utilizado para exposições; em alguns casos monta-se um auditório (capacidade máxima de 80 lugares) para palestras e, ainda, espaço alternativo para performances musicais e teatrais de pequeno porte.

Horário de Funcionamento Caixa Cultural Salvador

  • Terça a domingo das 9h às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Caixa Cultural Salvador

  • R. Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3421-4200

Outras informações e site

Mapa de localização