Obras da Avenida Vasco da Gama em Salvador serão entregues em dezembro

A cada dia que passa as obras de macrodrenagem e requalificação da Avenida Vasco da Gama estão mais perto de serem finalizadas. Sob a responsabilidade da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), as fases de macro e microdrenagem já foram concluídas, enquanto as fases de iluminação e urbanização já foram iniciadas. Para os moradores da região, cujos benefícios são permanentes, as obras não atrapalham a rotina diária. “Passo aqui todos os dias, quando venho vender sandálias, e sei que esta confusão que está aqui hoje vai deixar um resultado muito mais bonito que na Bonocô”, diz Pedro José Santos, ambulante. “Moro no final de linha do Engenho Velho e vejo de lá de cima o trabalho ficando pronto”, continua o vendedor, enquanto atende os clientes no ponto de ônibus próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com o órgão, a entrega da obra completamente finalizada irá acontecer no prazo determinado pela Sucop, em dezembro deste ano.





Ao todo, já foram finalizados os serviços de macrodrenagem (colocação das galerias subterrâneas), e os serviços de microdrenagem (tubulações para escoamento de água da chuva e passagem da água para a região). Agora, seguem as fases de urbanização (plantio de jardins e acessos para a população), nova iluminação (novos postes serão instalados com novas lâmpadas mais fortes, substituindo os atuais), remanejamento dos retornos e sinaleiras, facilitando o fluxo de veículos no local. “O transporte daqui vai melhorar e, principalmente, os veículos seguirão livres pelos dois lados da avenida, deixando o centro para os ônibus trafegarem”, explica o chaveiro Ediorleide Santiago, que há 20 anos tem seu espaço garantido também próximo do HGE. De acordo com o diretor de Operações da Sucop, Edson Bastos, mesmo com a variação climática, o prazo será cumprido. “Estamos com todo o projeto adiantado, e mesmo com a chuva que cai algumas vezes, conseguiremos finalizar a obra no tempo previsto”.

Ele afirma ainda que as obras de requalificação do Rio Lucaia também foram iniciadas e serão entregues no mesmo prazo. Projeto Ao todo, o projeto envolve uma extensão de quase seis quilômetros, partindo do Vale do Ogunjá (que também passará por requalificação do acesso feito pelos ônibus e pelos veículos), segue pela Avenida Vasco da Gama e Lucaia, até as proximidades do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

A última parte do projeto (com 1,7 quilômetro de extensão, seguindo do cruzamento da Vasco da Gama com a Garibaldi, passando pelo canal do Rio Lucaia até o Largo da Mariquita) não será coberta, em obediência à determinação dos órgãos ambientais. “Da Lucaia à Mariquita, vamos requalificar todo o fundo do canal, que está irregular, como as paredes laterais, e iremos deixar em conformidade, evitando que se crie acúmulo de água e consequente mau cheiro”, finaliza Edson Bastos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário