Incidência da dengue é reduzida em Salvador

Os resultados das ações realizadas, ao longo do ano, pela Prefeitura de Salvador, para combater a dengue foram apresentadas, na última sexta-feira (23), na sede da Fundação Cidade Mãe, que reuniu cerca de 120 agentes de endemias e gestores da Secretaria Municipal da Saúde e do Sistema Integrado de Administração Regional Brotas (Siga V- Brotas). Um dos destaques do encontro foi à redução da incidência da dengue em toda cidade, inclusive nos bairros que apresentaram os piores índices nos últimos anos. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira), realizado entre 28 de outubro e 3 de novembro, alcançaram bons resultados no combate ao Aedes Aegypti os distritos do Centro Histórico (0,5%), Cajazeiras (0,9%), que ficaram na classificação considerada ideal, e Brotas (1%), com baixo risco.

O distrito sanitário do Subúrbio Ferroviário destaca-se com expressiva redução, caindo de 6,4% (alto risco) para 3,7% (médio risco), apesar de ainda ser o mais alto de Salvador.





Novas ações – A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Isabel Guimarães, salienta, entretanto, que, apesar da redução dos índices, ainda é necessário intensificar o trabalho de combate à doença para alcançar resultados mais seguros para a população. “O índice geral da cidade ficou em 2,14%,ou seja, não está na condição ideal, que é abaixo de 1%. Além disso, estamos nos aproximando do verão, que é um período de aumento de mais proliferação do aedes devido às temperaturas mais altas”, afirma a coordenadora. No encontro com os agentes de endemias da região, o supervisor geral do Distrito Sanitário de Brotas, Valter Nascimento, também enfatizou a importância de manter o trabalho de qualidade que levou à redução dos percentuais de infestação. Já o coordenador do Siga Brotas, Marcelo Castilho Maia, a atuação dos agentes na mobilização e conscientização da população para o combate à dengue, mostrou que, mesmo enfrentando dificuldades, é possível fazer alcançar bons resultados. “Como o Siga atua de forma articulada com os órgãos municipais, acompanhamos o trabalho dessa equipe e vejo como eles são comprometidos com o trabalho. Os agentes vão de porta em porta e reconhecem a situação de cada local como ninguém”, pontuou Maia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário