Bairro Gamboa Salvador

O Bairro Gamboa Salvador caracteriza-se pela comunidade litorânea, secularmente habitada por pescadores, situada na entrada sudoeste da Baía de Todos os Santos nas proximidades do centro de Salvador.

O Forte São Paulo da Gamboa, que surgiu como parte do plano de defesa da cidade, elaborado por João Massé, no século XVIII, foi inaugurado, possivelmente, em 1722.

Bairro Gamboa Salvador

A fortaleza, como é denominada pelos moradores locais, hoje, em ruínas, serve de moradia para algumas famílias e é o local escolhido pela comunidade para a realização dos principais encontros e atividades da comunidade. O pequenino bairro conta com um também pequenino espaço cultural, o Teatro Gamboa. Na sua fronteira está localizado o Passeio Público de Salvador, onde encontramos o tradicional Teatro Vila Velha e o suntuoso Palácio da Aclamação do Governo. O Passeio Público debruça-se para o bairro da Gamboa e para uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos.

A Gamboa fazia parte do primeiro espaço habitável de nossa cidade e era um lugar estratégico, desde que ali situava-se o acesso mais curto entre a vila e a cidade que se formou entre a Praça Castro Alves e a Rua da Misericórdia, constituída por Tomé de Souza em 1549. Não havia melhor acesso à Cidade de Salvador que não este? Não havia! Julga-se que a Ladeira da Barra pudesse ajudar. Se ela existisse naquela época, seria maravilhoso. Hoje ela desemboca justamente no Largo do Porto.

Em 1962, a construção da Avenida Lafayete Coutinho, a Contorno, traçou em tons mais definidos as fronteiras entre Gamboa de Baixo e de Gamboa de Cima. Sobre a avenida, por assim dizer, gente do Centro da Cidade Alta, sob ela, os ribeirinhos da Baía de Todos os Santos. Às Gamboas, os aspectos geográficos põem limites, mas também criam laços.

Não há dúvidas: de cima ou de baixo, na Gamboa a curtição é sempre apreciar da própria janela a imensidão do mar da Baía e gozar do clima de tranqüilidade, sensível pela brisa que alisa os cabelos de moradores ali chegados há muitos anos, testemunhas oculares das mudanças vindas com o passar do tempo. Sem dúvidas, também, que, sob a mesma rubrica, as histórias pedem acentos diversos, basta subir ou descer pelas ruas, becos e vielas do lugar. As duas localidades, embora, a rigor, não sejam bairros (fazem parte, oficialmente, do bairro 2 de Julho) têm identidade urbana auto-referente.

As pessoas não moram no Largo dos Aflitos ou na Rua Barbosa Leal. “Quanto tomo um táxi, digo ao motorista: ‘vou para a Gamboa’. Ele pergunta: de Baixo ou de Cima? E eu: ‘de Cima’”, conta Arlete Borges, 83 anos.

Pelos arredores, além da imponente pujança natural, história e cultura da Soterópolis. Museu de Arte Moderna da Bahia e resquícios do Forte São Paulo compõem o cenário da Gamboa de Baixo. Para a irmã, Gamboa de cima, entram em cena o Teatro Vilha Velha, o Quartel dos Aflitos, o Forte São Pedro e o Teatro Gamboa Nova. Sem esquecer do restaurante Chez Bernard, de comida tradicional francesa, há 43 anos na praça, velho conhecido de turistas e dos soteropolitanos.





Menos famoso, mas onde turistas degustam comida típica baiana, há um correspondente, mais simples do Chez Bernard, na Gamboa de Baixo: o restaurante Beira Mar, tocado pelas irmãs Ana e Mônica Arcela.

Teatro Gamboa Salvador

O Teatro Gamboa Salvador nasceu em 2007, com o intuito de reanimar um espaço cultural muito querido e peculiar de Salvador, que já foi administrado e ocupado por grandes artistas de dentro e fora da Soterópolis, desde 1974.

Um lugar de intimidade, de troca, de parcerias e amizades, que faz com que muitos criadores possam iniciar seus processos de apresentação e divulgação de espetáculos, shows, exposições, filmes, performances, entre outras obras importantes para a dinâmica artística local.

No teatro cada projeto é avaliado para proporcionar a formação de novas plateias, com ingressos a preços populares, misturando linguagens, lançando novos talentos, abrindo espaço também ao longo destes anos para oficinas de formação. A ideia é construir uma estrutura coletiva, democrática desde sua administração.

Assim, o artista não paga pauta e tem à sua disposição serviços técnicos de iluminação e sonorização, além do trabalho de produção e assessoria de comunicação. A parceria também oferece a bilheteria total ao proponente. Um teatro particular, que funciona como um centro cultural público, mantido através da parceria com o Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Associação Grupo Estado Dramático.

Restaurante Gamboa Salvador

Restaurantes localizados no Bairro Gamboa

  • Casa da Gamboa
  • Bella Napoli
  • Chez Bernard
  • Domiro Bar e Restaurante
  • Porto Gourmet

USF Gamboa Salvador

USF Dona Iraci Isabel da Silva Gamboa unidade de saúde familiar oferece Cuidados de Saúde Primários, privilegiando a promoção da saúde e a prevenção da doença, mas também vigiando e auxiliando no tratamento das doenças crónicas e tratando situações de doenças agudas.

Praia da Gamboa Salvador

Com 1,5Km de extensão de praia, Gamboa é um desses lugares onde a natureza é o maior atrativo e a tranqüilidade garantida. O lugar ideal para relaxar embalado pela brisa do mar.

Localizada na Ilha de Tinharé, ao lado da badalada Morro de São Paulo, Gamboa guarda os encantos de uma vila de pescadores pouco explorada pelo turismo de massa. Lá não há festas à noite, nem hotéis de luxo, muitos bares e restaurantes. Muito menos a agitação das areias da famosa Morro. A similaridade com a vizinha fica por conta da beleza natural e da ausência de carros pelas ruas. Mar azul, coqueirais, mata e casinhas simples nas vielas criam um clima de aconchego e formam paisagens que encantam qualquer turista.

Até pouco tempo, Gamboa não tinha nenhum sinal de desenvolvimento turístico. Hoje, apesar de abrigar pousadas e restaurantes aconchegantes, ainda mantém o a tranqüilidade de um vilarejo rústico da Bahia, sem o “ar internacional” de Morro. Passeio na areia da praia, mergulho em mar de águas cristalinas, banho de argila medicinal retirada diretamente da fonte natural. Conversar com os amigos, ler um livro sob a sombra de um coqueiro ou simplesmente admirar o balanço das pequenas ondas num mar que parece uma grande piscina. Esses ainda são os principais programas de quem escolhe Gamboa como destino.





Deixe seu comentário