Museus do IPAC em Salvador realizam atividades no mês das crianças

Em homenagem às crianças, os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) planejaram uma série de atividades gratuitas que acontecem durante todo este mês. Nesta primeira semana, o Palacete das Artes Rodin Bahia traz três opções para a criançada. Entre os dias 2 e 5, às 14h e às 16h, serão exibidos filmes infantis. No sábado (6), às 15h30, o projeto Cirandas reúne contação de histórias, jogos, música, brincadeiras de roda e leitura de livros. Entre as 14h e as 17h, será realizada uma feira de adoção de animais.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), os pequenos também terão uma chance de se aproximar do universo da literatura e da obra de Jorge Amado. O museu promove ações poéticas, com oficinas de narrativas imaginárias (dia 9) e poemas visuais (dia 11), e a contação de história Jorge Amado para Crianças (dia 14), às 15h.

O programa fica completo com a visita à exposição Jorge Amado e Universal, em cartaz no MAM-BA até 18 de novembro. Entre esta segunda-feira (1º) e 14 deste mês, às terças e quintas e aos sábados, das 16h às 18h, crianças com deficiência visual e intelectual podem participar de visitas guiadas com audiodescrição realizada por profissionais especializados do grupo de pesquisa Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad/Ufba).

No feriado, 12 deste mês, a meninada pode fugir dos programas convencionais e assistir à apresentação do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, no Palacete das Artes, às 14h30 e às 16h. Crianças a partir de dois anos podem participar das sessões de contação de histórias, que têm como cenário tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano. De 8 a 11, a atividade também será realizada no Palácio da Aclamação, Museu de Arte da Bahia, Solar Ferrão e MAM-BA, com grupos escolares previamente agendados.





Entre 15 e 18, serão promovidas apresentações de teatro de bonecos com a Cia Caixa Aberta de Teatro, em quatro espaços. No dia 15, às 15h, o espetáculo acontece no Palácio da Aclamação. No dia 16, às 15h, o grupo se apresenta no Museu Tempostal. No dia 17, às 15h, é a vez do Solar Ferrão sediar a atividade. Encerrando a programação, no dia 18, às 14h, a apresentação acontece no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica.

Trabalhos feitos por estudantes

No Largo Tereza Batista (Pelourinho), brincadeiras, contação de histórias e apresentação teatral integram o evento especialmente organizado para expor os trabalhos feitos pelos alunos da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima durante oficinas de composição decorativa promovidas pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica nos meses de julho e agosto.

A atividade acontece no dia 16, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Já o Museu Tempostal promove sessões de filmes infantis para alunos da Escola Municipal João Lino e da Escola Olodum, nos dias 24 e 31, às 15h.

Até o dia 26, a Dimus também promove uma campanha de doação de livros infantis e brinquedos novos e usados, que estejam em bom estado de conservação. Pessoas interessadas em participar devem entregar suas doações de terça a sexta-feira nos setores educativos dos seguintes museus: Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, das 12h às 18h, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia e Palacete das Artes Rodin Bahia, das 13h às 19h, e no Palácio da Aclamação, das 9h às 18h. A entrega dos itens recolhidos será realizada nos dias 29, 30 e 31 deste mês.

Fonte: Portal Governo da Bahia





Deixe seu comentário