Sucom de Salvador ganha prêmio Norte/Nordeste de Comunicação

Com o case “Mídias sociais como instrumento de cidadania e recurso estratégico na gestão da Sucom”, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) é a vencedora da etapa Norte/Nordeste do Prêmio Aberje 2012, voltada para o reconhecimento de empresas e instituições pela atuação nas áreas de comunicação e relacionamento com seus públicos alvos.

O resultado foi divulgado, na tarde da última segunda-feira (24), no site da Aberje. Inscrito na categoria Mídias Sociais, o trabalho concorrerá à etapa nacional, prevista para 5 de outubro, na cidade de São Paulo, durante audiência pública de apresentação dos cases, disputando o primeiro lugar com dois candidatos de grande porte: Banco Santander e Governo do Rio de Janeiro. A Sucom é uma das 65 organizações finalistas entre as mais de 300 inscritas. Participam os trabalhos cujas ações concretas e de relevância tenham ocorrido no período de 1° de janeiro de 2011 a 1º de junho de 2012. Também concorrem nesta 38ª edição do prêmio, nas mais diversas categorias, a Natura, Petrobras, Vale, Sebrae, Fiat, Embraer, Volvo, Braskem, Walmart, entre outros. “Este é o resultado da experiência do órgão na utilização das mídias sociais, que passaram a ser um instrumento importante de proximidade com a população, de cidadania”, afirma o superintendente da Sucom, Cláudio Silva.





A cerimônia de anúncio dos vencedores nacionais será no dia 31 de outubro, também em São Paulo. Entre os quesitos avaliados pela comissão julgadora, estão a concepção, conceito e finalidade do projeto; identificação dos diferentes públicos e respectivas formas de acesso; criatividade e inovação na operação da proposta; estrutura narrativa do conteúdo; funcionalidades disponíveis, ferramentas interativas, ferramentas de segmentação de públicos; design e arquitetura da informação; adequação técnica e operacional à plataforma escolhida; adequação à proposta e à estratégia de comunicação; resultados obtidos para informação/sensibilização/mobilização dos públicos de interesse. Uso das mídias sociais pela Sucom – Como fazem as empresas privadas dos mais variados segmentos, a Sucom, através da sua Assessoria de Comunicação, viu a necessidade de se modernizar no campo da interatividade com os seus públicos alvos. Assim, seguindo a diretriz organizacional de inovação, conforme o seu planejamento estratégico, o órgão público passou a usar as mídias sociais (Facebook e Twitter) em janeiro de 2012.

As ferramentas são utilizadas para a divulgação das ações diárias da Sucom, o monitoramento das citações que a envolvem, e para responder às demandas e dúvidas dos cidadãos. Como resultado, a Sucom propaga a imagem positiva que passou a construir em 2008, na nova gestão, refletindo uma política voltada para a cidadania. Na prática, o órgão evita crises e conflitos envolvendo o seu nome e suas atribuições, e ainda cria mais um canal de aproximação da gestão com a sociedade/população. Premiações da Sucom – Programa Salvador Legal (abril de 2010) – Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria “Formalização de Empreendimento. – Central de Relacionamento Sucom – CRS (novembro de 2010) – Prêmio Opinião Pública (POP 2010), de âmbito nacional, promovido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas (Conrerp 2ª Região).

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário