Salvador:Jogos de raciocínio viram ferramentas educacionais

Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitiva, social, emocional e ética por meio de jogos de raciocínio. Esse é o objetivo do Projeto MenteInovadora, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a empresa Mind Lab. O projeto é desenvolvido em 22 escolas de Salvador e beneficia alunos do 1º ao 9º ano.

A metodologia apresenta uma matriz curricular organizada para ser inserida no currículo da escola, composta de passos adequados às faixas etárias. O material do aluno inclui livro, módulos com passos que são utilizados pelos professores durante as aulas para registro e assimilação da aprendizagem e softwares educativos que permitem praticar vários jogos em diferentes graus de dificuldade.





Cada aluno recebe um jogo para que possa levar para casa e compartilhar com amigos e familiares. Os educadores receberam capacitação e são realizados workshops durante todo o ano letivo, que tem como finalidade aprofundar os aspectos conceituais, procedimentos e atitudes que envolvem a prática pedagógica do professor mediador.

Nos dias 17 e 18 de agosto, a professora Maria de Fátima Pereira, da Escola Municipal Hilberto Silva, na Baixa do Fiscal, foi convidada para participar do Congresso Internacional Inteligência se Aprende, que ocorreu em São Paulo e foi promovido pela Mind Lab. Ela representou a Prefeitura Municipal de Salvador no evento e relatou o impacto da metodologia na escola e as expectativas em relação às primeiras impressões de sua aplicação, especialmente em relação à utilização dos métodos e às transposições que são realizadas para a vida real.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário