Salvador vai de Bike

Lançado em 22 de setembro de 2013, por iniciativa da Prefeitura de Salvador, o Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) é um amplo conjunto de ações integradas de incentivo ao uso da bicicleta na capital.

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade, o programa consiste nos eixos estratégicos do Bike Salvador e de implantação de ciclofaixas e outros equipamentos de infraestrutura.

Salvador vai de Bike

O Movimento Salvador Vai de Bike está alicerçado em sete eixos estratégicos:

1) Infraestrutura – Sistema Cicloviário, paraciclos, pitstop e bicicletários públicos.
2) Sistema de Bicicletas compartilhadas (Bike Salvador – Laranjinhas) e Bicicletas de Lazer (Azuizinhas).
3) Ações Educativas: Políticas Públicas de conscientização, educação, capacitação e atividades permanentes pró-Bike.
4) Incentivo e Captação de novos públicos (Lazer e Diversão) Circuitos de Lazer, Passeios Ciclísticos.
5) Urbanismo e Sustentabilidade: Integração de Modais, Desenvolvimento Econômico e comunitário;
6) Esportes: competições esportivas ligadas ao setor – Nacionais e Internacionais
7) Turismo: Implantação da rede Bike Turista na cidade, análise e divulgação de circuitos ciclo-culturais na cidade.

Em adição às bicicletas comuns no programa, em julho de 2014 entraram em fase de testes o serviço de táxi em triciclos do tipo ciclo-riquixás. Restrito inicialmente ao Centro Histórico, entre a Praça Tomé de Sousa e o Pelourinho, os veículos foram fabricados na França pela Cycle’ONE, parceira do então Escritório Municipal da Copa (Ecopa) na iniciativa.

Como parte do programa, está a ação sobre o sistema viário para bicicletas, a implantação e recuperação de ciclofaixas. Nesse sentido, destacam-se as ciclofaixas sazonais de lazer e turismo, instaladas aos domingos e feriados, que constituem os chamados Circuitos Ciclo Culturais. Em relação às vias fixas, foi projetada a construção de 350 quilômetros de ciclovias na cidade até o fim de 2016.

Foram implantadas ou sinalizadas ciclofaixas permanentes no Corredor da Vitória/Largo do Campo Grande, Rótula do Aeroporto/Stella Maris e Largo de Roma/Ribeira.Outra na Rua Thomás Gonzaga, em Pernambués, está sendo feita. Da mesma forma, mais tarde, foram feitas ciclofaixas em Alphaville (2,3 quilômetros em canteiro central) e no bambuzal para o Aeroporto (2,6 quilômetros em dois sentidos); dez dias antes, foram inauguradas outras duas na Cidade Baixa: na avenida Luiz Tarquínio e na rua da Imperatriz.

As ciclorrotas foram instituídas na cidade em setembro de 2015. Foram anunciados 60 quilômetros dessas vias bicicletáveis a serem implementadas ainda naquele ano pela Transalvador, declarando já haver projetos para os bairros do Itaigara, da Pituba, de Itapuã e da Graça. As primeiras ciclorrotas foram em ruas dos dois primeiros bairros citados. Ao todo são 23 quilômetros de vias compartilhadas com prioridade aos ciclistas em funcionamento integral (24 horas por dia e nos sete dias da semana).

As primeiras ruas a terem a sinalização das ciclorrotas pintadas foram: Rua dos Maçons; Rua Engenheiro Adhemar Fontes; Rua Aristides Fraga Lima; Rua Ana Beatriz Mascarenhas; Rua Anthenor Tupinambá; Rua Miguel Navarro y Canizares; Rua Carlos Paraguassu de Sá; Rua Juscelino Kubitschek; Rua Marechal Andrea; Rua Almirante Ernesto Melo Junior; Rua Artur de Sá Menezes; Rua dos Radialistas; Travessa Marechal Andrea; Travessa Sargento Astrolábio; Rua Wanderley Pinho; Rua Plínio Almeida; Rua Urbino Viana; e Rua Yitzhak Rabin.

Salvador Vai de Bike como participar

O uso do sistema é praticamente gratuito. Passo a passo de como usar as bikes das estações de compartilhamento.

1° Passo: O usuário precisa se cadastrar no sistema pela Internet, no site www.bikesalvador.com. No cadastramento, será necessário efetuar o pagamento da anuidade, através de cartão de crédito, sem a cobrança de tarifas diárias ou mensais. Depois, será possível utilizar o serviço ao longo de 12 meses.

2° Passo: Para destravar a bicicleta, o usuário poderá ligar para o número 4062 7024, ou utilizar o aplicativo do Bike Salvador para smartphones, informando o número de identificação da estação e da bicicleta que deseja retirar.

As bicicletas estão à disposição dos usuários durante todos os dias da semana, das 6 às 22h. De segunda a sábado, será possível usar a bicicleta por até 45 minutos ininterruptos sem custos. Depois, será necessário devolver a bike em qualquer uma das estações da cidade.

Se quiser pedalar por mais tempo, o usuário deverá esperar um intervalo de 15 minutos para utilizar outra bicicleta, procedimento que pode ser repetido de forma ilimitada. Caso a bicicleta seja utilizada por mais de 45 minutos ininterruptos, será cobrado o valor de R$5 por cada 30 minutos seguintes.

Já nas ciclofaixas, que vão funcionar aos domingos e feriados, os soteropolitanos vão poder usar cada bicicleta por até 90 minutos ininterruptos, sem cobrança extra. Para ter direito a utilizá-la por ainda mais tempo, o ciclista deve respeitar a regra dos 15 minuto.





É possível obter mais informações e esclarecer dúvidas através da Central de Informações do Bike Salvador, pelo telefone 4062-8077, que funciona diariamente, das 6 às 22h.

Salvador Vai de Bike Itaú

Utilizando seu Salvador Card ou seu cartão do usuário Bike Salvador. Basta inserir o cartão na vaga da bicicleta escolhida.

Ou utilizando o App Bike Itaú, digitando o código gerado pelo aplicativo, na vaga da bicicleta escolhida.

Salvador Vai de Bike Estações

estações na Praça Castro Alves, Praça da Piedade, Largo do Campo Grande, Porto da Barra e Jardim Apipema (instaladas em 22 de setembro de 2013),Avenida Centenário, Corredor da Vitória, Praça Bahia Sol, Parque Cruz Aguiar, Largo da Mariquita, Amaralina, Rua Ceará, Praça Marconi, Praça Nossa Senhora da Luz, Parque Costa Azul, Praia de Jardim de Alah, Praia do Corsário, Praia de Patamares, Avenida Pinto de Aguiar e Praça do Imbuí (instaladas em 3 de novembro de 2013), Rua dos Colibris, Praia de Jaguaribe, Praia de Placafor, Universidade Baiana, Solar Boa Vista, Largo Campo da Pólvora, Praia da Boa Viagem, Baixa do Bonfim e Largo de Roma (instaladas em 18-19 de janeiro de 2014), Praça Divina, Largo do Papagaio, Estação Calçada, Bahia Marina e fim de linha de Brotas (instaladas em 23 de fevereiro de 2014), Ferry-Boat, Terminal da França, Porto dos Tainheiros, Largo da Ribeira e Praça Conselheiro Almeida Couto (instaladas em 11 de março de 2014); e Barra (instaladas em 22 de agosto de 2014).

Em Salvador, Bike também vai de Barco, Elevador e Planos Inclinados Transportam Ciclistas – Agora é possível se deslocar entre a cidade alta e a cidade baixa de bicicleta. É mais um passo significativo que contribui para estimular o uso da bike nessa região importante de Salvador. A Prefeitura ampliou o espaço para os ciclistas, permitindo que trafeguem diariamente com suas bicicletas em todos os ascensores em funcionamento na cidade.

As embarcações que fazem a travessia entre as regiões da Península Itapagipana e o Subúrbio Ferroviário estão disponíveis diariamente para o tráfego de bikes. O tempo da travessia é de apenas oito minutos, um atrativo já que o mesmo trajeto, quando feito de ônibus, é de 1h30. A iniciativa conecta duas áreas de grande fluxo de pessoas em nossa capital, encurtando a distância para aqueles que preferem as bicicletas.

Instalação de Paraciclos – Caracterizados como estacionamentos de curta ou média duração, de até 2h, em qualquer período do dia, os paraciclos devem ganhar as ruas e praças de Salvador, em breve. A Prefeitura já instalou mais de 600 paraciclos e segue com o processo de implantação.

Instalação de Bicicletários – Salvador conta com dois bicicletários públicos gratuitos, os mais modernos do Brasil – sendo os primeiros de dois andares a serem implantados no país. O Funcionamento é das 6h às 0h, e para ter acesso é necessário realizar um cadastro no local, com apresentação obrigatória de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro. Cada usuário pode guardar até 3 bicicletas simultaneamente. Os bicicletários ficam localizados no Farol da Barra e na Ribeira (próximo ao Terminal Naútico).

Bike Pit Stops – O Bike Pit Stop permite realizar pequenos reparos e ajustes nas bicicletas, além de calibragem de pneus. Inédito em espaços públicos nas cidades brasileiras, o equipamento permite a realização de manutenção geral das bicicletas, aumentando a longevidade da frota circulante nas cidades por meio de ajustes dos freios, pneus e demais peças que mantém a bicicleta em bom estado de uso nas vias públicas, evitando dessa forma também possíveis acidentes.

Implantação de Triciclos – A iniciativa da prefeitura de Salvador em parceria com empresa Cycle’ONE lançou durante a Copa do Mundo 2014 os triciclos “Velo-táxi”, primeiros do gênero implantados no Brasil. Fabricados na França, os equipamentos têm um design inovador, são movidos a propulsão humana e também possuem assistência elétrica para auxiliar o condutor em ladeiras. Os equipamentos operam em pontos turísticos da cidade como Barra e Centro Histórico.

Passeio Ciclístico Salvador Vai de Bike

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura realizou, pelo segundo ano consecutivo, o passeio ciclístico Salvador vai de bike pelo fim da violência contra as mulheres.

Os 500 primeiros ciclistas participantes que fizeram a doação de leite receberam uma camisa do passeio. Com um percurso de 15 quilômetros, o passeio saiu do Dique com destino à avenida Centenário, Barra, Ondina e foi até o Rio Vermelho, retornando pela avenida Vasco da Gama e Dique do Tororó.

A pedalada é uma oportunidade para a sociedade tomar conhecimento dos avanços da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Salvador.

Como me cadastrar no Salvador Vai de Bike

Para se cadastrar clique aqui e preencha o formulário.

Horário de Funcionamento Salvador vai de Bike

  • Diariamente das 6h às 22h

Outras informações e site





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