Uma russa de 36 anos, professora doutora em filosofia, é uma das inscritas para o cargo de rainha do carnaval de Salvador deste ano. Elena Sahno se mudou há três anos para a cidade, motivada pelo sonho de unir o trabalho e felicidade. “A vida aqui é muito boa. Você pode cantar, dançar e trabalhar. Lá na Rússia tudo é muito rígido”, disse nesta quarta-feira (16), em conversa com a reportagem.
É a primeira vez que a russa, que adora carnaval, participa ativamente do concurso. “Adoro dançar. Participei de quadrilhas juninas, mas agora decidi que quero dançar como as passistas da escola de samba. Já escrevi artigos sobre o carnaval do Rio de Janeiro, Salvador e cidade do Recife”, comentou ela, que é formada pela Universidade de São Petersburgo, e cursa Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
É a segunda vez que uma estrangeira se candidata ao cargo. No ano de 2012, uma italiana também tentou, mas foi eliminada na primeira fase. As inscrições para o concurso estão abertas até o sábado (19). Ao todo, são R$ 15 mil em prêmios, divididos entre a rainha e as duas princesas, que serão escolhidas entre 12 finalistas. A data do desfile das candidatas foi adiada do dia 25 de janeiro para o dia 31. Segundo a organização, o atraso se deve a atual indefinição de local onde ocorrerá o evento.
A eliminatória que selecionará 12 finalistas está marcada para o dia 13 de janeiro. Após esta etapa, o público poderá votar em sua candidata preferida no site do evento. A mais votada entrará na final com a bonificação de dois pontos, segundo a organização do concurso.
Para se inscrever, a candidata deve preencher uma ficha de inscrição que está disponível no site do concurso e levar, junto com a original e a cópia da carteira de identidade, duas fotografias, uma de rosto e outra de corpo, em traje de banho, na Di Paula, localizada no Free Shop do Rio Vermelho, Rua João Gomes, 87. A taxa de inscrição custa R$ 150. É necessário ter mais de 18 anos, altura igual ou superior a 1,65 e no mínimo o 2° grau incompleto.
Fonte: G1