Porto de Salvador recebe maior navio cargueiro

Salvador recebeu neste fim de semana o maior navio de contêiner que já aportou em águas do porto da capital.

Trata-se do MSC Agadir, com bandeira de Hong Kong, com 299 metros de comprimento e 48 metros de largura.

A embarcação tem capacidade para 8.900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O navio atracou no Porto de Salvador às 16h30 de sábado (9/3) e partiu com destino à Europa às 6h da manhã de domingo (10).

O MSC Agadir integra o serviço Spain Bossa Nova, que passa a ter escala semanal no Porto de Salvador para atender à linha Mediterrâneo, com escalas na Itália, Espanha, Egito, Turquia e Marrocos.

Os principais produtos exportados são minérios, fibra de sisal, sucos e polpas, couros e peles. Os importados são derivados de plástico e petroquímico.





O serviço na cidade de Salvador ao qual está integrado o MSC Agadir é responsável por ligar Salvador ao seu maior parceiro comercial em exportação e importação – o continente asiático. É através do mediterrâneo que as cargas são embarcadas novamente para a o Extremo Oriente.

“A chegada de um navio deste porte às nossas águas significa que estamos operacionais, em plena capacidade, e, comprovadamente, em condições de operar as maiores embarcações do hemisfério sul, como havíamos anunciado”, comemora o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, José Muniz Rebouças.

O navio atual supera o Miramarim, agenciado pela MSC, que esteve no Porto de Salvador no ano passado, até então o maior navio que havia sido operado no local.

Diferente do anterior, o Miramarim possuía iguais 299 metros de comprimento, porém 40 de largura (contra 48m do Agadir) e capacidade de 6.500 TEUs (contra os 8.900 TEUs do Agadir).

Fonte: Tribuna da Bahia





Deixe seu comentário