Palacete das Artes Salvador

O Palacete do Comendador Bernardo Martins Catharino (Palacete das Artes Salvador) teve seu projeto arquitetônico arrojado e inovador, idealizado pelo arquiteto Rossi Baptista e decorado por Oreste Sercelli, sendo concluído em 1912.

Expressando a ânsia que a burguesia baiana tinha por modernização ao modo dos ingleses e franceses; o chamado “Palacete Catharino”, situado no bairro da Graça, representa o forte poder econômico de algumas famílias baianas.

Palacete das Artes Salvador

E nesse caso específico, evidencia a grandeza artística de uma obra arquitetônica monumental, onde mais que residência, serviu também, como instrumento raro de fruição artística para os habitantes da antiga Cidade da Bahia.

Em 09 de junho de 1986, o tombamento da “Villa” ou Palacete Catharino foi proposto pelo antropólogo Thales de Azevedo e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, tornando-se o primeiro imóvel de estilo eclético tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Após o tombamento, o Palacete abrigou a Secretaria Estadual da Educação e Cultura e os Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, até ser destinado a sediar o Palacete das Artes, em 2003.

Para esta finalidade, o prédio foi escolhido por um conjunto de características favoráveis, sendo uma delas o fato de guardar uma relativa semelhança com o Hotel Biron, local onde está instalado o Museu Rodin Paris (edificação do século XVII), uma vez que o estilo eclético guarda fortes referências arquitetônicas francesas.

Com o novo uso proposto, o Palacete recebeu um grande projeto de restauração e adaptação, com redimensionamento de alguns espaços internos e recuperação de todos os seus elementos estruturais e decorativos. Adaptou-se à mansão um anexo, de traços arquitetônicos modernos, projetado pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, que passou a ser chamado de Sala Contemporânea, destinada a abrigar exposições temporárias. Um projeto bem sucedido, que, em 2006, recebeu o primeiro lugar da Bienal de Arquitetura da Venezuela e o segundo lugar na Bienal de Arquitetura Argentina.

Além disso, foram incorporadas aos jardins do Palacete quatro peças do escultor Auguste Rodin, adquiridas junto ao Museu Rodin Paris, que passaram a embelezar sobremaneira a espacialidade do museu.

Palacete das Artes Salvador Programação e Exposição

Para informações sobre programação dos próximos eventos e exposições acesse o site.

Palacete das Artes Salvador Orquídeas

O Palacete das Artes, recebeu a 10ª Mostra de Orquídeas, que reuniu mais de seis mil flores de espécies híbrida e nativa, além de cerca de 100 espécies de bonsai. A entrada é gratuita.

Durante a mostra, os visitantes puderam participar de oficinas gratuitas sobre cultivo de orquídeas e bonsai, que foram apresentadas pelos mestres João Frigo e Sérgio Bittencourt.

Quem cultiva orquídeas e outras plantas pode compartilhar experiências sobre o cultivo. O espaço cerâmico do museu, especial “Natureza”, também marcará presença na feira com mais de 500 peças retratando a flora e a fauna. Em paralelo, haverá visitas guiadas às instalações e exposições do museu.

No segundo pavimento, a mostra “Bahia Cores e Encantos” reuniu trabalhos de artistas como fotógrafos, escultores e pintores, a exemplo de Bel Borba, Chico Mazzonni, Reinaldo Giarola, Gustavo Góes e Guto Barros.

O público apreciou, nos jardins, as quatro esculturas do escultor Auguste Rodin, desfrutar de um agradável café bar e conferir na lojinha (andar térreo do casarão), obras de literatura voltadas para as artes plásticas, catálogos, indumentárias, gravuras e postais.

Palacete das Artes Salvador Restaurante

O Solar surge em 2008, com cozinha pilotada pela a Chef Andréa Nascimento. Aqui é possível saborear pratos deliciosos e criativos. O melhor da gastronomia contemporânea em um ambiente charmoso onde cada cantinho é pensado para fazer você se sentir bem. Essa unidade do Restaurante Solar fica no Palacete das Artes (antigo Museu Rodin), no bairro da Graça, em Salvador. Cercado de um lindo jardim e de obras do Mestre Rodin e de Carybé, é possível apreciar ótimos pratos, drinks e cafés.

Frequentado por músicos, intelectuais e amantes da arte, já pode ser considerado um ponto de parada obrigatório dentro do turismo gastronômico em Salvador. No menu, criações exclusivas e deliciosas, como filés, peixes, frutos do mar, massas, entre outros. As sobremesas são uma arte à parte: crepes, tortas e sorvetes adocicam o final de uma tarde ou de uma refeição. Para beber, além dos cafés especiais da casa, os sucos refrescantes são ideais para o clima. O de amora é um dos raros na cidade, e o de limão com gengibre exala frescor desde o nome. Do quente ao frio, qualquer escolha será certeira!

Horário de Funcionamento Palacete das Artes Salvador

  • Segunda a sexta das 13 às 19 / Sábado e Domingo das 14 às 18h

Onde Fica, Endereço e Telefone Palacete das Artes Salvador

  • R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3117-6987

Outras informações e site

Mapa de localização

Palacete das Artes Salvador
5 (100%) 1 voto





Deixe seu comentário