Ilha de Itaparica Salvador

A Ilha de Itaparica Salvador está localizada na Baía de Todos os Santos, pertencente ao estado da Bahia, no Brasil.

Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento, 239 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por 55 000 pessoas, distribuídas em 35 localidades, constituindo dois municípios.

Ilha de Itaparica Salvador

É a maior ilha marítima do Brasil.

A ilha foi descoberta pelos europeus em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos. Porém a ilha já era ocupada por índios tupinambás.

Em 1552, o primeiro Governador Geral Tomé de Souza doou a Ilha de Itaparica juntamente com Matarandiba como sesmaria a António de Ataíde, 1.º Conde da Castanheira, mais tarde, em 1556, foi convertida pelo Rei João III de Portugal em Capitania Hereditária passando a ser inclusa ao morgado instituído em Portugal pela mãe do Conde da Castanheira, Dona Violante de Távora em 1526.

A ocupação europeia deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada Vila do Senhor da Vera Cruz.

Nesse período, foi nela iniciada a plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino da região. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação.

A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que Corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647, foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões, os holandeses chegaram a construir um forte na cidade de Itaparica denominado Forte de São Lourenço.

Itaparica foi palco de batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823, com ênfase na Batalha de Itaparica que aconteceu em mar e terra durante os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 1823, cuja a vitória dos itaparicanos concedeu à ilha o título de “Denodada Vila de Itaparica”.

Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no ano de 1815 no engenho de Ingá-Açu.

A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de agosto de 1833 e elevada a cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente, o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

Ilha de Itaparica Salvador Distância

Distância Entre Ilha de Itaparica e Salvador:

38,4 Km = 24 Mi

Passeio Ilha de Itaparica Salvador

Para quem vem através da capital (Salvador BA), deve localizar o Term. Marítimo de São Joaquim, próximo ao bairro Calçada para que possa embarcar sentido Ilha de Itaparica. Desembarcando na Ilha, no Term. de bom despacho há várias agencias de ônibus interurbano com destino ao Sul da Bahia a exemplo de Valença, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista.

Ainda dentro do terminal de bom despacho, há também um espaço de onde partem as vans para os diferentes destinos da ilha. quem acha que na ilha não há transporte público está enganado.
para a Praia Ponta de Areia (nº 01 da ilha), são 10 minutos, 6 km.

Sesc Ilha de Itaparica Salvador

A Ilha de Itaparica está localizada a 13 km de Salvador, via ferry boat.





O hotel SESC oferece diária com meia pensão ( café da manhã e jantar). São 81 acomodações classificadas em Suítes Executivas, Suites Master, Apartamentos Superiores Ocean (vista Mar), Apartamentos Superiores Garden (vista jardim) e Apartamentos Standard (dois apartamentos para pessoas com deficiência).

Todos apartamentos equipados com ar-condicionado, TV Led 32″ e frigobar.

Recepção 24h. Infraestrutura: Centro de Convenções (06 salas), piscina, Kids play, quadras esportivas, Fitness, Salão de beleza, Piano bar, Bar da Piscina, Restaurante com capacidade para 120 pessoas, Salão Tropical (espaço gourmet para 77 pessoas) e estacionamento gratuito com 67 vagas.

O Hotel oferece também serviço de DAY USE (60 ingressos / dia), Room Service e Atividades recreativas Diária.

Ilha de Itaparica Salvador Pousadas

Conheça algumas pousadas localizada na Ilha de Itaparica.

  • Pousada Âncora
  • Itaparica Praia Hotel
  • Pousada Nel Blu
  • Alma Tropical Resort
  • Zimbo Tropical
  • Pousada Tropicália
  • Hotel Pousada Mares
  • Pousada Ponta de Areia
  • Casa Vermelha
  • Pousada Magia das Águas

Ilha de Itaparica Salvador Como ir, Travessia

O trajeto mais rápido para a Ilha de Itaparica é pelo mar, isso mesmo! Você irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador e poderá optar por seguir em direção a ilha de ferry boat ou de lancha. Em cerca de uma hora você estará com os pés na ilha e poderá dar início a sua viagem, basta escolher o trajeto melhor para você.

Caso opte pelo ferry boat deverá seguir do aeroporto para o Terminal de São Joaquim, as travessias acontecem das 5 às 23 horas. A viagem até a Ilha de Itaparica dura aproximadamente uma hora, variando conforme a embarcação. O desembarque é feito no Terminal Bom Despacho, no município de Vera Cruz.

A segunda opção é seguir para o Centro Náutico da Bahia, localizado atrás do Mercado Modelo de Salvador. Lá você poderá contratar o serviço de lanchas, que funciona das 6h às 18h30. O trajeto até a Ilha de Itaparica dura aproximadamente 45 minutos, mais rápido que os ferry boats. O desembarque é feito no Terminal Náutico de Mar Grande, que também está localizado no município de Vera Cruz.

Ao chegar a ilha basta contratar um serviço de transfer até o local da sua hospedagem, que poderá ser contratado durante a sua reserva.

Essas não são as únicas formas de chegar até a ilha, você também pode optar por seguir por terra. Você deverá seguir a BR-324 em direção a Ponte do Funil, que faz a ligação entre a ilha e o continente, localizada no município de Jaguaripe. São aproximadamente quatro horas de viagem partindo de Salvador, portanto você levará mais tempo para chegar na Ilha de Itaparica.

Ilha de Itaparica Salvador Fotos

Mapa Ilha de Itaparica Salvador





Deixe seu comentário