Gênero em religiões de matriz africana é tema de seminário no Espaço da Barroquinha em Salvador

A Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM), da Prefeitura do Salvador, promove o seminário “Relações de Gênero nas Religiões de Matriz Africana”.

O evento é aberto ao público e acontece nesta quarta-feira (17), das 13h às 18 h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O encontro reunirá representantes das nações Ketu, Jeje e Angola, para falar sobre as relações de gênero no candomblé, tendo como relato as experiências vividas dentro das próprias comunidades religiosas.

O primeiro painel, intitulado Mulher e Poder nas Relações de Matriz Africana, será apresentado pela presidente da Associação de Terreiros da Liberdade e adjacências (Egbé-Axé), Mãe Diana de Oxum; pela dirigente do Terreiro do Bogum, Nandoji Índia; e Moagi Yeda Maria.





Já o outro tema, Configurações de Gênero nas Religiões de Matriz Africana, será abordado pela coordenadora executiva do Instituto Odara, Valdecir Nascimento; e da Ekedi Lindinalva de Paula, membro do Conselho das Entidades Negras. Ao final do evento, será realizado um show do grupo Kangerê de Sinhá. O seminário conta com o apoio do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema/Secult); Saúde da População Negra de Salvador (SMS) e demais entidades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvaodor





Deixe seu comentário