Famílias arriscam vidas ao morar em edifício em ruínas em Salvador

Seis famílias que moram no edifício de número 454, localizado na rua Emiliano Galisa, no bairro Boca do Rio, em Salvador, foram orientadas pela Defesa Civil (Codesal) a deixarem suas casas.

O prédio está visualmente em ruínas, com grandes rachaduras. “Todo mundo corre risco de vida”, observa Joalice Sales, diarista.

Os vizinhos reclamam da situação. “Já caiu em minha casa, quase matou meu filho, partiu minha cabeça, quando, pouco tempo agora, caiu outro pedaço ali em cima de um carro”, diz Patrícia de Souza, cozinheira.

Os moradores do edifício contam que pagavam aluguel até 2007, quando o dono do imóvel morreu. No mesmo ano, a Defesa Civil condenou a construção, mas os moradores dizem que não têm para onde ir.





“Eu sei que está correndo risco, mas eu não tenho lugar para ir nem dinheiro para alugar um imóvel. Eu quero que um órgão público me tire daqui”, diz Seu Pedro Franco, que vive no local há mais de 30 anos.

A Codesal informou por meio de nota que realiza o monitoramento e vistorias no prédio desde 2001. A última vistoria feita foi encaminhada para a Sucom, para que o órgão também avalie a situação do prédio. Ainda segundo a Codesal, a edificação foi construída de forma irregular e o proprietário chegou a ser notificado. Uma nova visita será realizada pela Codesal juntamente com o setor social para avaliar a possibilidade de cadastrar os moradores do imóvel no programa Minha Casa Minha Vida.

Fonte: G1





Deixe seu comentário