Castiçal furtado de igreja de São Pedro em Salvador é devolvido junto com carta

O castiçal de prata do século XVIII que foi furtado da igreja de São Pedro, em Salvador, na última terça-feira (2) foi entregue à paróquia nesta sexta-feira (5), junto com uma carta. De acordo com informações do pároco do local, padre Aderbal Galvão, um criança de sete anos de idade chegou até a igreja para entregar o castiçal e a carta.

No texto, a pessoa que devolveu a peça se diz ser devota de São Pedro e frequentadora da igreja. A carta diz ainda que quem furtou não tinha intenção de ficar com o castiçal, e que a pessoa sabia da existência das câmeras de segurança. A carta diz ainda que a peça foi retirada da igreja porque ela seria limpa para posteriormente ser devolvida à paróquia.

De acordo com informações do padre, a criança entregou a peça e disse que uma mulher havia pago uma quantia de R$ 20 para que ele a deixasse dentro da igreja. “Eu acho que a pessoa que levou a obra veio até aqui com a intenção de levar o castiçal, mas a repercussão do furto foi tão grande, que ela não tinha outra saída a não ser devolver”, informou.





De acordo com o padre, a peça vai continuar exposta como sempre, só que agora, com muito mais atenção.

O caso
Um castiçal de prata do século XVIII foi furtado da Igreja de São Pedro, localizada no bairro da Piedade, em Salvador, na tarde da terça-feira (2). O sistema de segurança da igreja registrou toda a ação.

A peça, trabalhada em alto-relevo, ficava no altar da igreja. As imagens mostram que o homem observa o local por cerca de 5 minutos. Nesse período, ele fala com uma funcionária, e espera uma devota, que está em uma das cadeiras da frente da paróquia, se distrair. Ele pega o castiçal e sai da igreja com o objeto na mão.

A ocorrência de furto foi registrada pelo administrador da Igreja, Getúlio Machado, na Delegacia Digital, sistema eletrônico da Polícia Civil. No documento, foi registrado que o objeto levado pelo suspeito tem valor equivalente a R$ 30 mil.

Fonte: G1





Deixe seu comentário