Ginásio Nelson Cazumbá é incentivo para prática esportiva em Salvador

Inaugurado em março deste ano, o Ginásio Poliesportivo Nelson Cazumbá, localizado no bairro de Nova Brasília, vem sendo um importante instrumento para o incentivo à prática de esportes para os alunos da rede municipal de ensino. Com capacidade de 400 lugares em arquibancada, além de utilizado para competições dos Jogos Estudantis Municipais, o local possui extensa programação durante toda a semana.

De acordo com Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), o espaço possibilitou uma melhor organização do calendário esportivo da rede municipal. “Sem o ginásio, nós dependíamos muito da concessão de espaços em escolas particulares ou clubes. Por conta disso, muitas vezes era preciso alterar o calendário. Hoje, graças ao Ginásio Nelson Cazumbá, isso mudou”, afirmou.

Conforme Portela, o ginásio tem “agenda cheia” durante toda a semana. “Nos dias de segunda e quarta-feira, temos aulas de ginástica e karaté. Já às terças, quintas e sextas, acontecem aulas do Projeto Bola na Rede e também competições dos Jogos Estudantis”, contou.

Construído para atender à comunidade estudantil, a ideia é que o ginásio sirva a todas as 426 escolas da rede municipal. “O ginásio foi pensado para atender a essa demanda e, desde sua inauguração, tem correspondido às nossas expectativas. Como existe uma demanda muito grande, ele é utilizado exclusivamente pela comunidade estudantil”, esclareceu Portela.

Para facilitar o acesso aos estudantes de colégios distantes do ginásio, a Prefeitura do Salvador possui um convênio com uma empresa de transporte. “Essa empresa nos fornece os ônibus, sempre que necessário. Além do transporte de ida e volta do aluno, nós garantimos também o lanche, a água, uniforme e todo o material esportivo”, completou.





Para os alunos que têm a oportunidade de praticar esportes no ginásio, a satisfação é também muito grande. “Eu fico muito feliz em poder contar com um ginásio como esse. Acho que dá mais incentivo para participar”, afirmou Helder de Souza, aluno do 8º ano da Escola Municipal Alexandrina Santos Pita e um dos participantes dos Jogos Estudantis Municipais.

Quadras

Também com objetivo de ampliar o trabalho de incentivo ao esporte, a Prefeitura está reformando diversas quadras esportivas. Somente na Boca do Rio, está em andamento a requalificação de cinco quadras de tênis. A previsão é que as estruturas sejam entregues à população em setembro.

Outra reforma também ocorre no Campo da Liga da Boca do Rio, conhecido como Campo do Marão. O local, que já foi utilizado para treinos do Esporte Clube Bahia e hoje serve aos moradores da região, passa por serviços de recuperação do alambrado e arquibancada.

Para utilização desses espaços, a população deverá obedecer a uma programação previamente estabelecida pela administração das quadras. “Aqueles que pretendem utilizar as quadras deverão fazer uma prévia inscrição na administração (o prédio fica no próprio local) e retirar sua carteirinha”, afirmou Fábio Silva, coordenador de reestruturação da Secult.

As reformas também atingem as quadras existentes dentro de escolas municipais. Conforme Silva, 22 quadras passarão por trabalhos de requalificação. “Essas reformas deverão ser iniciadas em breve e a nossa previsão é que o trabalho seja concluído até o fim deste ano”, completou o coordenador.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário