Escultura recém-inaugurada de Jorge Amado e Zélia Gattai em Salvador é riscada

A escultura do escritor baiano Jorge Amado e sua mulher Zélia Gattai foi riscada três dias após sua inauguração em Salvador. O rosto do escritor foi riscado com o símbolo da anarquia.

A escultura é uma homenagem do artista plástico Tatti Moreno. A peça fica no largo boêmio ao lado da igreja e fica de frente para o mar.

“Uma responsabilidade enorme para que a gente realizasse esse sonho para o centenário desse homem que levou o nome da Bahia ao mundo todo”, disse o artista plástico, que também representou em escultura o cachorro de estimação do casal.

A escultura foi inaugurada com a presença de amigos, parentes do casal e autoridades políticas. Entre eles, o governador do estado Jaques Wagner. “É uma maravilha eles dois sentados aqui em frente ao mar”, comemora Paloma Amado, filha de Jorge e Zélia.





A praça fica nas proximidades da casa do Rio Vermelho, onde Jorge Amado e sua família residiram por muitos anos até a morte do escritor. Desde então a família tenta transformar a residência em um memorial.

Obra
Entre as diversas obras do artista estão os romances: Gabriela e Nacib (Gabriela Cravo e Canela, 1958), Dona Flor (Dona Flor e seus Dois Maridos, 1966), Os Capitães da Areia (Capitães da Areia, 1937), Pedro Arcanjo (Tenda dos Milagres, 1969), Antonio Balduíno (Jubiabá, 1935), Guma e Lívia (Mar Morto, 1936), O Menino Grapiúna (O Menino Grapiúna, 1981), Santa Bárbara (O Sumiço da Santa, 1988) e Quincas (A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, 1961). O autor já foi traduzido para mais de 49 países. No cinema, diversas obras já foram representadas. Em 10 de agosto, comemora-se o centenário do nascimento do escritor, que nasceu na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Outras diversas obras foram transformadas em novelas e minisséries.

Fonte: G1





Deixe seu comentário