Arena Fonte Nova

Arena Fonte Nova

Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (nome oficial) ou Itaipava Arena Fonte Nova (por questões de patrocínios de nome, sendo o nome não-oficial, embora conhecido popularmente como Arena Fonte Nova ou simplesmente Fonte Nova) é um estádio de futebol localizado em Salvador, no estado brasileiro da Bahia, reconstruído no mesmo local do antigo estádio Octávio Mangabeira.

No início do mês de janeiro de 2013, atingiu 90% das obras concluídas, sendo o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. E em março, alcançou 99% das obras concluídas.

O estádio foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril, com presença da presidente Dilma Rousseff. O primeiro jogo da arena foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1. Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história da Arena ao marcar o primeiro gol após a inauguração. Utilizando o mesmo modelo de gestão multiuso de sucesso na Europa, o do Amsterdam Arena, um dos maiores centros de lazer do mundo, casa do Ajax e parceiro na operação da nova arena baiana, o empreendimento colocará a Bahia no circuito do entretenimento mundial. Para a construção da nova arena, a antiga estrutura foi implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar à Arena Fonte Nova, que, entre os projetos já confirmados, foi a sede baiana para a Copa do Mundo de 2014.

A arena tem capacidade para 50 mil pessoas em três níveis de arquibancadas com assentos cobertos, camarotes, restaurante panorâmico com vista para o estádio e para o Dique do Tororó, e cerca de duas mil e quinhentas vagas de estacionamento. Sua estrutura abriga também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e um centro de negócios que funcionará independentemente dos jogos. Além de partidas de futebol, a Arena Fonte Nova permitirá a realização de outros eventos como shows musicais de artistas de renome nacional e internacional, congressos e encontros de negócios. Sua estrutura verticalizada, com três anéis de arquibancada, colocará o público mais próximo do espetáculo promovendo um maior envolvimento e favorecendo a acústica.

Nome: Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira
Apelido: Fonte Nova
Endereço: Ladeira da Fonte das Pedras, s/n - Nazaré, Salvador - BA, 40050-565
Telefone: (71) 3320-2161
Capacidade:
50.025 (oficial)
Público recorde: 51.227
Inauguração: 5 de abril de 2013 (inauguração oficial)
Site: www.arenadafontenova.com

Projeto arquitetônico e estrutura

O partido arquitetônico original foi mantido, com o design que combina a tradição do estádio antigo (preservando o formato de ferradura e a abertura para o Dique do Tororó como uma reverência). O projeto atende às exigências aplicáveis às arenas que recepcionam eventos e competições. No Setor Sul permanece o vão aberto voltado para o Dique do Tororó, único manancial natural da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que além de preservar o formato do antigo estádio também serve para garantir ventilação natural e suprir de forma complementar como palco para a realização de shows, congressos, feiras, festivais, etc. Essa confluência da Fonte Nova mede 42 metros de altura. A Arena Fonte Nova tem 3 níveis de arquibancadas divididos em 10 níveis de pavimentos. Uma característica da nova arena foi a aproximação das arquibancadas do campo, otimizando as condições de visibilidade do público. Foi construído um edifício-garagem com 2 níveis de pavimentos e a cobertura protege em 100% dos assentos.

O arquiteto Marc Duwe afirmou ter se inspirado no estádio da Copa do Mundo de 2006, o AWD-Arena, do Hannover, em colaboração com a empresa alemã de engenharia RFR Stuttgart foi desenvolvido o material da cobertura da Arena. A cobertura foi projetada especialmente para o conforto do público, filtrando a luz do sol em até 70%, reduzindo o calor mas permitindo a iluminação. A membrana utilizada na cobertura é do tipo translúcida com estrutura tensionada protegendo toda a arquibancada; entre as características da membrana translúcida, têm o fato de ser flexível, resistente e autolimpante. O material é confeccionado em plástico de alta performance, reforçado com fibras de vidro. Além disso, é resistente às correntes de ventos. Para a escolha dos brises mais adequados da fachada ao orçamento da obra e às condições climáticas de Salvador, foram feitos vários estudos até se chegar aos de alumínio, considerados a melhor opção. As análises iniciais previam tubos de acrílico. Os brises revestem 9.740 metros quadrados da fachada.

A forma de construção da Arena permite não só uma boa ventilação, mas também permite o uso durante todo o ano para diversos eventos: durante a época de futebol estará disponível na superfície livre no lado sul a montagem e desmontagem de palcos para shows. Há ainda dois restaurantes panorâmicos sobre a abertura no setor sul com vista para o campo e para o Dique do Tororó, áreas de conveniência, quiosques, centro cultural e business lounge, dentre outros, que funcionarão em todos os dias do ano. Os administradores afirmam que é um novo produto turístico da cidade.

Arena Fonte Nova Vista Interna

Principais clubes da cidade

Os principais clubes da cidade são o Esporte Clube Bahia (detentor de dois títulos nacionais, dois títulos regionais, 46 títulos estaduais e da maior torcida do Estado) e o Esporte Clube Vitória (que possui 26 títulos estaduais, cinco títulos regionais, além de campanhas de destaque sendo vice-campeão da série A, B e C e da Copa do Brasil). Atualmente, o Vitória está classificado para disputar a série A do campeonato brasileiro 2016, enquanto o Bahia, que não conseguiu tal feito, disputará a série B 2016 pelo segundo ano seguido, já que foi rebaixado em 2014. Porém existem clubes com bastante tradição no passado que tentam se reerguer no presente como o Esporte Clube Ypiranga (dez títulos estaduais), o Botafogo Sport Club (sete títulos estaduais) e o Galícia Esporte Clube (cinco títulos estaduais)




  Sobre o EncontraSalvador
Fale com EncontraSalvador
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Salvador no Facebook siga o Encontra Salvador no Twitter


Termos do Serviço | Política de Privacidade