Cultura africana é tema de peça teatral e exposições em Salvador

Diversas opções de cultura e lazer são oferecidas pela Prefeitura do Salvador durante a semana, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Um dos destaques é a exposição Panteon, do artista plástico baiano Francisco Santos, aberta na próxima quarta-feira (31), na Casa do Benin (Pelourinho). A mostra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, Jorge Amado e ao mês da Consciência Negra, podendo ser visitada gratuitamente até o dia 30 de novembro, das 9h às 17h. As 27 telas retratam a saga dos deuses do candomblé, registrando a beleza, o brilho e os mistérios dos orixás africanos. Também no mesmo horário, na Casa do Benin, prossegue até esta sexta-feira (26) a exposição Indumentária Sagrada das Irmandades Negras: Uma Estética da Devoção, da artista plástica Mônica Silva. A entrada é franca.

O Museu da Cidade, também no Pelourinho, traz a exposição Viagem pelo Imaginário Infantil, aberta nesta sexta-feira, das 9h às 17h, que explora o mundo mágico da imaginação das crianças, através de telas de Chico Barreto. Outra exposição no Museu da Cidade é a que retrata a cidade do passado e nos dias atuais, com o título Salvador Ontem e Hoje, no mesmo horário, também com entrada franca.

Barroquinha No sábado (27), o público pode conferir no Espaço Cultural da Barroquinha mais uma edição do projeto Viva Gafieira, com o show da banda Samba à Baiana e apresentação de dança.





O show começa às 20h e os ingressos custam R$50 (inteira) e R$25 (meia). Já nos dias 30 e 31 deste mês, o Espaço Cultural é palco do espetáculo Rebento, na próxima terça e quarta-feira (30 e 31), às 20h. Com entrada gratuita, a montagem da Companhia de Teatro Metamorfose retrata, através da contação de histórias, lendas dos mitos africanos, a valorização da cultura e tradições sobre religiosidade e afirmação étnica com danças e musicalidade. Crianças Em parceria com o Siga II e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a Biblioteca Municipal Reitor Edgard Santos, na Ribeira, participa da ação social Festividade às Crianças, em Itapagipe. Na quarta-feira (31), a partir das 14h, crianças e moradores da Península Itapagipana vão participar de brincadeiras, apresentações artísticas, “escovódromo”, sessões de leitura, palestras e distribuição de brindes e lanches.

As atividades vão ser realizadas na Biblioteca e na Avenida Porto dos Mastros. Na sala de Atividades Sociais da Biblioteca, a estudante de Nutrição na Uneb, Thais Pereira Cavalcanti, vai explicar a importância da inserção de frutas na alimentação das crianças.

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário