SET Salvador

A Superintendência de Trânsito do Salvador (TRANSALVADOR) é uma autarquia municipal da Prefeitura de Salvador.

SET Salvador foi criada em 2008 e, desde a sua renomeação em 2014, tem a finalidade de gerir o trânsito e os estacionamentos públicos do município, assim como o exercício das atividades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

SET Salvador

O regimento da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da década de 1980 mostra que existia na sua estrutura o Departamento de Transportes, composto de três divisões: Planejamento, Apoio Técnico e Operação e Controle. Em 25 de novembro de 1980, o decreto nº 6047, criou o Núcleo de Transportes Urbanos do Município (NTU), diretamente vinculado ao Gabinete do Prefeito, “com a finalidade de planejar, coordenar, orientar, fiscalizar, supervisionar e executar os programas de transportes urbanos” em Salvador.

O decreto nº 6404 de 30 de novembro de 1982 desdobra os setores de competência da Prefeitura, cria a Secretaria de Transportes Urbanos (STU), com a finalidade de definir e executar a política de transportes urbanos. Em 1982 foi criada Superintendência de Estações de Transbordo do Município (SETRAM), responsável pela administração das Estações de Transbordo do Município. Em 1986 foi reestruturada, passando a denominar-se Superintendência de Transporte e Trânsito do Município (SUTRAM), responsável pelo gerenciamento do trânsito e do transporte do Município.

A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) foi criada com a Lei nº 4533/92 em 21 de maio de 1992, com a finalidade de gerir o Sistema de Trânsito e dos Estacionamentos Públicos do Município. Esta lei criou também a Superintendência de Transportes Públicos (STP) e trouxe para a área de transportes urbanos “a administração, controle, e fiscalização do sistema de multas por infração ao Código Nacional de Trânsito” (Lei nº 5.108/66). A partir do ano de 1997, a SET reestruturou-se internamente face às atribuições decorrentes da operacionalização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da integração de Salvador ao Sistema Nacional de Trânsito. Entre 1997 e 2002, o quadro de funcionários administrativos, operacionais e terceirizados da SET foi quintuplicado, passando de 200 para 1.000 pessoas.

Em 2008, a reforma administrativa do Município do Salvador promulgada pela Lei Municipal nº 7.610 instituiu a fusão da SET com a STP, surgindo a Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador (TRANSALVADOR). Assim, a criação de uma Superintendência que abrigasse numa mesma estrutura as áreas de trânsito e transporte de Salvador tem como finalidade a racionalização dos custos da administração municipal e também a busca pelo planejamento e execução de ações de forma orgânica, em face do trânsito e do transporte serem atividades indissociáveis.





Em 2014, a Lei 8.725 de 29 de dezembro de 2014 criou a Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) a partir da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT); alterou a denominação da superintendência para a atual; transferiu as atribuições sobre as políticas de transporte e órgão relacionados (Gerência de Planejamento e Projetos de Transportes, Gerência de Administração e Fiscalização do Transporte Público, Gerência de Táxis e Transportes Especiais e Gerência de Administração de Equipamentos Urbanos) à SEMOB; e subordinou a Transalvador à SEMOB.

SET Salvador Multas

Para efetuar a consulta, clique aqui e informe o RENAVAM.

SET Salvador Boletim de Ocorrência

Tenha em mãos os documentos abaixo para iniciar o registro do acidente:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • CRLV atualizado do veículo;

Através do site www.transalvador.salvador.ba.gov.br, só é possível registrar acidente sem vítimas.

Concurso SET Salvador

SET Salvador realiza periodicamente concursos públicos com oportunidades para diversos cargos. O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial que é a constituição da comissão do certame. No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o concurso da SET Salvador.

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site da SET Salvador com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Horário de Funcionamento Superintendência de Trânsito do Salvador Salvador

  • Segunda a sexta das 8h às 12h e das 13 às 17h.

Endereço e Telefone SET Salvador

  • Av. Vale dos Barris, nº 501 – Barris – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3202-9000

Outras informações e site

Mapa de localização

SET Salvador
Rate this post




Deixe seu comentário