Salvador ganhou nove ambulâncias para o Samu-192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) ganhou no último sábado (1º), um reforço de nove novas ambulâncias em Salvador. A cerimônia de entrega que acontecerá às 8h30, no campo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), na Cidade Baixa, contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da secretária municipal da Saúde, Tatiana Paraíso e do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. Os novos veículos ajudarão a ampliar o serviço de urgência na capital baiana, acelerando o atendimento e elevando os percentuais de cobertura. Além da expansão no atendimento, as novas ambulâncias servirão também para renovar a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo de uso, quilometragem atingida e condições, devem ser retiradas de circulação.

Atualmente, Salvador conta com 79 ambulâncias, entre unidades de suporte avançado (UTIs móveis) e de suporte básico. A frota também é formada por 24 motocicletas (motolâncias), duas lanchas (ambulanchas) e 14 bases descentralizadas, que diminuem o tempo de resposta para o atendimento em toda a capital. Com esse contingente, são realizados em média 400 atendimentos por dia e cerca de 200 acolhimentos em postos de saúde e hospitais. Integração A entrega das ambulâncias reforça a política de atendimento integrado à população, estratégia elaborada pelo Ministério da Saúde para melhorar os serviços oferecidos na rede pública.





O Samu-192, nos casos de urgência, presta o primeiro atendimento ao paciente, que é encaminhado para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionando 24 horas para solucionar casos como hipertensão arterial e febre alta, fraturas, cortes, infarto e AVC; ou ainda aos hospitais, em casos mais graves ou em que é necessário um acompanhamento mais específico.

A assistência ao paciente é realizada também por meio da Estratégia Saúde da Família. Voltada à atenção básica, inclui ações de prevenção de doenças, diagnóstico e promoção da saúde. As equipes de Saúde da Família são a porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde. O governo federal aposta nessa rede, em que o atendimento básico de urgência e emergência estão integrados, para reduzir as filas dos hospitais e tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficiente. Serviço Implantado em Salvador em 2005, o Samu-192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, ajudando a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do Samu é realizado após a chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da central de regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento a ser adotado, orientando a pessoa a procurar um posto de saúde ou hospital, ou ainda designando uma ambulância para o atendimento do paciente. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e reserva leitos, para que o atendimento tenha continuidade.

Fonte: G1





Deixe seu comentário