O Que Fazer em Salvador

Terra da Alegria, o que fazer em Salvador, e o que visitar na cidade. Salvador é um destino que mistura praia, turismo histórico, religioso e muito mais.

Há muito o que fazer em Salvador e para quem gosta de praia pode ainda dar uma esticadinha na Ilha, ou nas dezenas de praias do Litoral Norte, e para quem tem mais tempo pode ir a Morro de São Paulo. Para quem gosta de turismo religioso, Salvador e região é um prato cheio!

O Que Fazer em Salvador

Elevador LacerdaElevador Lacerda

Por apenas R$ 0,15 você conhece um dos ícones de Salvador. O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo, e o mais alto quando inaugurado. É um dos cartões postais de Salvador, e mesmo que você não conheça bem a cidade ou não saiba o que fazer em Salvador, provavelmente conhece o Elevador Lacerda.

O Elevador Lacerda não é só um ponto turísticos, ele na verdade foi feito para ligar a parte alta a parte baixa de Salvador. Antes dele, era necessário subir a Ladeira da Montanha a pé, até que em 1873 ele foi inaugurado. Do alto dele dá para se ter uma das mais belas vistas de Salvador, com a Baía de Todos os Santos e o Mercado Modelo embaixo.

PelourinhoPelourinho

O Pelourinho é uma das principais atrações de Salvador, e você precisa separar pelo menos meio dia para visitá-lo. Digo meio dia se vocês forem como eu que gosta de visitar igrejas. Falando em igrejas, no Pelourinho tem muitas e já falo mais delas!

O Pelourinho é na verdade só uma parte do centro histórico de Salvador, que passa pelo centro propriamente dito, Santo Antônio, Pilar e outros bairros nas imediações. O Pelourinho é um grande centro cultural de Salvador, além de ser uma grande área de construção Barroca, tem uma infinidade de museus, casas de cultura e muita música.

Falando em música, não é incomum ver bandas de percussão ensaiando lá, já vi Olodum, Didá e outras. O Pelourinho também é conhecido pelo clipe They don’t care about us do Michael Jackson e outras músicas de artistas nacionais.

Igrejas no PelourinhoIgrejas no Pelourinho

A gente brinca dizendo que Salvador tem 365 igrejas, uma para cada dia do ano! A verdade é que estima-se que Salvador tenha mais que isso, e é no Pelourinho que você vai ver uma grande concentração de igrejas. A gente meio que sai de uma e tropeça em outra.

Se você gosta de visitar igrejas, o Pelourinho é o lugar perfeito para isso. Das igrejas do Pelourinho eu gosto da Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Pretos e da sua missa cantada, do sincretismo dessa igreja que reúne canções católicas e percussão com atabaques.

Outra igreja muito conhecida é a igreja e convento de São Francisco, também conhecida entre nós baianos como a “igreja do ouro”. O nome claro, vem do fato do altar da igreja de são Francisco ser coberto de ouro. Você pode visitar também a Catedral Basílica, e a Igreja do Passo, que ficou famosa no filme O Pagador de Promessas.

Farol da BarraFarol da Barra

Outro clássico de o que fazer em Salvador! Oficialmente se chama Farol de Santo Antonio, mas como ele fica na Barra, foi o apelido que terminou pegando. Ele foi o segundo farol construído em todo o continente americano, e o mais importante na época. Não vamos esquecer que Salvador era a capital do Brasil e tinha um fluxo grande de navios que passavam por lá, além do tráfico de escravos, havia ainda a extração de cana de açúcar e pau brasil que era levados para Portugal.

O farol na verdade é só essa torre com luz, por dentro ele sempre foi uma fortaleza ( Forte de Santo Antonio da Barra) que dá para visitar. O Farol da Barra além de ser um ponto do Carnaval ( é ali que começa um dos circuitos!) ele também é famoso ser um dos lugares mais bonitos para ver o pôr do sol em Salvador.

Museu Náutico da BahiaMuseu Náutico da Bahia

Dentro do Farol da Barra funciona um museu, o museu conta um pouco sobre a navegação local. No museu a gente pode ver réplicas de grandes embarcações, cartas náuticas, artigos de naufrágios que foram recuperados, documentos de época e ferramentas de navegação

RibeiraRibeira

O bairro da Ribeira é um bairro antigo de Salvador. A Ribeira é conhecida por suas casas antigas, pela marina de águas tranquilas, belezas naturais e seu ar bucólico.

O bairro da Ribeira fica já na Cidade Baixa e é banhado pela Baía de Todos os Santos, numa região mais tranquila de Salvador.

Sorveteria da RibeiraSorveteria da Ribeira

É a sorveteria mais tradicional de Salvador! Ela foi fundada em 1931 e tem mais de 70 sabores de sorvetes! Baianos anônimos e famosos sempre estão por lá já que é um lugar bem tradicional da cidade. A sorveteria é simples, mas continua com seu sorvete artesanal e sua receita de mais de 80 anos! Os meus favoritos continuam sendo o de sabores bem locais como tapioca, mangaba, seriguela, milho verde e umbu.

Praça MunicipalPraça Municipal

O nome oficial é Praça Tomé de Souza (fundador de salvador e primeiro governador-geral do Brasil) mas todo mundo em Salvador chama de Praça Municipal porquê é nessa praça que fica a prefeitura e a câmara municipal. É também nessa praça que fica uma das entradas para o Elevador Lacerda e o Palácio Rio Branco.

Por favor, usem e abusem da Praça Municipal, dá para tirar fotos incríveis de Salvador de todos os cantos da praça. É um dos melhores pontos “Instagram de Salvador, pois você consegue pegar o Elevador Lacerda, a Baía de Todos os Santos, e o Mercado Modelo juntos!





Palácio Rio BrancoPalácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco fica de frente para a prefeitura e ao lado do Elevador Lacerda. Ele é a antiga sede do governo, e hoje funciona como uma espécie de museu, contando um pouco sobre os governadores da Bahia. Não é assim uma coisa imperdível de fazer em Salvador, mas você já estará ali do lado mesmo…

A entrada é grátis, e mesmo se por dentro ele não é tão bonito quanto por fora, da lateral você tem uma vista incrível. Visite todas as partes abertas do Palácio Rio Branco, ele tem um Memorial dos Governadores, com fotos e artigos de todos os governadores da Bahia.

Ponta de HumaitáPonta de Humaitá

A maioria dos turistas vão para o Farol da Barra par ver o pôr do sol, mas baianos sabem que não é o mais bonito. O pôr do sol mais bonito de Salvador está do outro lado da cidade, na Ponta de Humaitá! A Cidade Baixa é cheia de lugares tranquilos, onde nem todos os turistas conhecem.

Durante o final de semana fica um pouco mais cheio, mas a minha sugestão é de você ir a tarde, depois de visitar a Igreja do Bonfim e se refrescar em algum bar por lá. Visite também a Igreja de Monte Serrat que fica lá, e vá curtir o pôr do sol mais lindo de Salvador.

Igreja do BonfimIgreja do Bonfim

Outro ponto turístico bem conhecido de Salvador! A igreja do Bonfim é um dos palcos da fé baiana, e é uma igreja bem bonita por dentro. Toda no estilo Rococó e Neoclassicismo, ela diferencia da maioria das outras igrejas famosas na cidade que são barrocas.

ItapuãItapuã

Se além de o que fazer em Salvador, você está procurando o que não fazer em Salvador porquê quer relaxar, vá passar uma tarde em Itapuã.

O bairro além da praia cantada por Vinícius de Moraes, tem também muitos barzinhos e é lá que você come um dos melhores acarajés de Salvador.

Praias em SalvadorPraias em Salvador

Salvador é tanto banhada pelo Oceano Atlântico como pela Baía de Todos os Santos, por isso praia é o que não falta em Salvador. Vou dar algumas sugestões de praias dos dois lados da cidade.

As praias mais turísticas são todas as praias do lado do oceano, a maioria das pessoas vão sempre indicar a Praia do Porto da Barra para o banho. O Porto da Barra (não confundir com o farol!) tem uma praia bem tranquila, ideal para adultos e crianças apesar de sempre lotar no final de semana.

Festas de LargoFestas de Largo

Se você estiver procurando o que fazer em Salvador entre o final e o começo do ano, eu recomendo as festas de largo. As festas de largo são festas que inicialmente eram religiosas, mas hoje misturam o sagrado e o profano e pessoas de várias crenças numa só festa. Duas das maiores festas de largo em Salvador acontecem com duas semanas de intervalo de uma para a outra : Lavagem do Bonfim (na segunda quinta-feira de janeiro) e a Festa de Yemanjá (dia 2 de fevereiro).

As festas de largo é algo que não dá muito para explicar, só para sentir. É uma mistura de missas, procissões, batucada, água de cheiro, festas, e algumas vezes até trio elétrico! Tem a parte religiosa com missas e procissões, mas tem a parte profana com comida e festas. Nessas festas se reúnem católicos e adeptos do candomblé, ricos e pobres, baianos famosos e anônimos.

Onde ficar em Salvador

Para os visitantes, Teresina conta com vários hotéis. Confira abaixo algumas opções para se hospedar na cidade:

Hotel Millenium Salvador está localizado no bairro de Pituba, em Salvador, e fica a 8 minutos a pé do Shopping Iguatemi. A propriedade está situada a 18 minutos a pé do Salvador Shopping. O Wi-Fi gratuito e uma recepção 24 horas estão disponíveis.

Oferecendo uma piscina ao ar livre com vista panorâmica, o 3 estrelas Hotel Sol Bahia Salvador está localizado em Salvador, a apenas 300 metros da Praia de Patamares.

Real Classic Hotel Salvador fica localizado numa região estratégica, de frente ao mar da Pituba e próxima de restaurantes, shoppings, praias, museus e da Av. Tancredo Neves, principal centro empresarial da cidade

Onde Comer em Salvador

Salvador possui uma variedade de restaurantes, mas o que faz sucesso mesmo entre baianos e turistas são os restaurantes de comida baiana.

Restaurante Origem Salvador
Com o foco principal nos cinco biomas da Bahia, o Restaurante Origem Salvador traz a Gastronomia Baiana como conceito.

Restaurante Egeu Salvador
Com vista para a Baía de Todos-os-Santos e ambiente mediterrâneo, Salvador recebe o Restaurante Egeu Salvador.

Amado Restaurante Salvador, é referência em cozinha contemporânea. Em seus vários ambientes, com uma vista deslumbrante para a Baia de Todos os Santos, tem sempre gente elegante, bonita descolada

Mapa de localização

O Que Fazer em Salvador
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário