Novo grupo de tabagismo é iniciado no décimo quarto centro de saúde

Dando continuidade às ações de combate ao fumo, agentes de saúde do 14° Centro de Saúde Mário Andréa iniciaram, na tarde desta segunda-feira (20), as atividades de mais um Grupo de Tabagismo. Neste primeiro encontro, a turma formada por 15 pessoas participou de uma dinâmica de grupo para compartilhar experiências sobre a dependência.

Após a dinâmica, os dependentes passaram por uma avaliação clínica e entrevistas individuais para estimar o grau de dependência química e psicológica. A partir daí, participarão de sessões individuais e em grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de se parar de fumar. O tratamento dura em média três meses e os pacientes que tiverem necessidade serão encaminhados também para o uso de medicamentos.

Entre os participantes estava o comerciário Edson Pacheco, de 54 anos, que há 36 faz uso do cigarro. “Eu tentei parar por conta própria, mas nunca consegui. Sou muito estressado e o cigarro serve como uma válvula de escape. Dessa vez estou com esperança de que vou me curar deste vício”, afirmou.

Criado em 2006, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo assistiu somente no ano passado cerca de 800 pacientes, sendo que 45% pararam de fumar, ratificando a importância das ações de controle e prevenção. As ações do Grupo de Tabagismo no 14° Centro contam com o apoio da Universidade Bahiana de Medicina.

O fumo





O tabagismo é reconhecido como doença epidêmica resultante da dependência de nicotina classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrente do uso de substância psicoativa (CID 10).

Salvador é uma das capitais brasileiras com o menor índice de fumantes, de acordo com pesquisa divulgada em abril deste ano pelo Ministério da Saúde. A capital baiana registra uma incidência de 9%, ficando atrás apenas de Maceió, com registro de 8% de fumantes. O resultado da avaliação estimula e reforça as ações de combate ao tabagismo, já implantadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

O programa é aberto à população. Os interessados em parar de fumar podem se cadastrar na recepção de uma das 10 unidades do município que fazem parte do Programa de Tabagismo.

Lista das unidades da SMS

1. 14º Centro de Saúde Doutor Mário Andréa (Sete Portas)

2. Centro de Saúde São Francisco (Tororó)

3. Unidade Básica de Saúde Pires da Veiga (Pau da Lima)

4. 13º Centro de Saúde Professor Eduardo B. Mamede (Mussurunga)

5. Unidade de Saúde da Família (Gamboa)

6. Centro de Saúde Mental Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)

7. Unidade de Saúde da Família (Federação)

8. Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares Adriano Pondé (Amaralina)

9. Unidade de Saúde da Família Iolanda Pires (Cajazeiras)

10. Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Pernambués

Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador





Deixe seu comentário