Mais de 130 mil alunos voltaram às aulas na rede municipal em Salvador

Ontem (18) foi dia de volta às aulas para mais de 135 mil alunos da rede municipal de ensino, em Salvador. A partir deste ano, cinco unidades do ensino passam a funcionar em regime integral, das 8h às 17h, segundo informações da prefeitura.

Cíntia Carvalho, coordenadora de gestão escolar do município, explica que o diferencial do sistema em tempo integral é que o ensino é aplicado nos dois turnos, diferente da jornada ampliada que traz atividades complementares em um dos turnos. Os estudantes também almoçam na escola da cidade de Salvador.

“A gente tem a escola toda, de manhã e de tarde, na própria unidade escolar desenvolvendo uma grade curricular específica para atender esses alunos em tempo integral. A intenção é que eles [alunos] saiam das ruas, venham fazer as atividades dentro da própria unidade escolar e a gente garante para o pai, mãe, responsável legal, que o aluno está dentro da unidade desenvolvendo atividades da grade curricular que foi todo especificamente pensada para esse aluno, para que ele possa ter, realmente, integralmente o atendimento”, explicou.

Outra medida que passa a valer no ano letivo de 2013 na rede municipal de ensino é que os alunos vão frequentar 30 minutos a mais de aulas, além do tempo normal. Segundo Cíntia Carvalho, a medida garante a ampliação do tempo pedagógico e possibilita que se tire, cada vez mais, as crianças que estão expostas a riscos sociais para desenvolver atividades pedagógicas. Com a ampliação do horário da aula, as escolas passam a funcionar das 7h30 às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h.





Reformas

Seis unidades do ensino público de salvador ainda estão em reforma. Segundo a lcoordenadora de gestão escolar do município, essas escolas não terão alteração no calendário letivo, já que os alunos matriculados nas unidades que ainda passam por obras foram realocados. “A gente garante que esses alunos possam estar conosco porque eles foram realocados ou para prédios alugados ou para unidades nossas. Eles não têm perda no calendário e já começam as aulas hoje”, afirmou Cíntia Carvalho.

Segundo ela, há um calendário extenso de reinaugurações de unidades escolares. Ainda de acordo com a coordenadora de gestão escolar do município, a primeira unidade reformada, a Escola Municipal de Pituaçu, será entregue na terça-feira (19), no bairro Itapuã.

Trânsito
Segundo a Transalvador, a volta às aulas na manhã desta segunda-feira (18)provocou congestionamento e deixou o trânsito lento nas principais vias da capital baiana, como as avenidas Bonocô, Octávio Mangabeira, avenida ACM, Paralela, e os acessos ao centro da cidade. Por volta das 12h25, o órgão de trânsito informou que o tráfego de veículos era normal nas principais vias da cidade.

A principal reclamação dos motoristas são as filas duplas e o tempo que os carros levam parados no meio da rua. A Transalvador iniciou nesta manhã a operação “Volta às Aulas”, com o objetivo de fiscalizar e educar os motoristas que trafegam nas áreas escolares para o trânsito melhores.

A ação do órgão de trânsito segue até a sexta-feira (22) e terá como foco os bairros do Garcia, Nazaré, Stiep, Pituba e Avenida Magalhães Neto.

Fonte: G1





Deixe seu comentário