IBAMA Salvador

Em 22 de fevereiro de 1989 foi promulgada a Lei nº 7.735, que cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA Salvador), integrando a gestão ambiental no país.

Até então, havia várias instituições no governo federal com diferentes visões, muitas vezes contraditórias, para tratar sobre o tema.

IBAMA Salvador

A responsável pelo trabalho político e de gestão era a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), vinculada ao Ministério do Interior.

A Sema teve papel de articulação muito importante na elaboração da Lei 6938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), em vigor até hoje.

A lei estabelece o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), único com poder de legislar. A PNMA foi um grande avanço.

Quando a Constituição Federal de 1988 foi promulgada, essa lei foi a única a ser recepcionada na íntegra. Por outro lado, sua efetivação foi construída aos poucos.

De acordo com o Art. 5º da Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, o Ibama tem como principais atribuições:

  • exercer o poder de polícia ambiental;
  • executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e
  • executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente.

Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.

IBAMA Salvador Denúncia

Clique aqui  para denúncias, sugestões, elogios, reclamações ou solicitações.





O registro da sua manifestação será feito por meio do Sistema de Ouvidorias (e-OUV) disponibilizado pela Ouvidoria-Geral da União

Concurso IBAMA Salvador

O Ibama Salvador realiza periodicamente concursos públicos com oportunidades para diversos cargos. O primeiro passo para a abertura é divulgado no Diário Oficial da Prefeitura de Salvador, que é a constituição da comissão do certame. No documento constará as chances de cada setor e a escolaridade exigida de cada pessoa para o concurso do Ibama Salvador.

Para acompanhar o andamento e obter maiores informações sobre vagas, consulte o site do Ibama Salvador com cronogramas e outras especificidades dos concursos públicos e processos seletivos que ocorrem.

Horário de Funcionamento Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Salvador

  • Segunda a sexta das 8h às 17h30

Endereço e Telefone IBAMA Salvador

  • Av. Manoel Dias da Silva, 111 – Amaralina, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3172-1650

Outras informações e site

Mapa de localização

IBAMA Salvador
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário