Farmácias de Salvador fazem campanha para o descarte correto de medicamentos

Farmácias de Salvador lançaram na última quarta-feira (19) uma campanha para o descarte correto de medicamentos farmacêuticos. Na ação, 10 farmácias da capital disponibilizam um coletor para receber os remédios, que posteriormente são encaminhados para o descarte sem prejudicar o meio ambiente. A ideia da campanha é, em dois meses, instalar o coletor correto em 50 locais na capital.

“Essa coleta vai para um descarte correto. Existe uma empresa especializada em fazer a coleta de materiais e fazer o tratamento de resíduos perigosos, o medicamento é um resíduo perigoso, onde ele vai fazer a incineração e posteriormente o descarte no aterro sanitário”, explica a farmacêutica Bárbara Correa.

Maria de Lurdes Alves guarda todo o remédio que compra e antes de fazer uso, confere o prazo de validade. Ela diz que, se estiver vencido ela coloca no lixo. “Geralmente a gente coloca no lixo, mas a gente coloca com um certo cuidado. Enrolamos em um jornal ou em um saco plástico”, diz.





Quando um medicamento vai para o lixo comum ou aterro sanitário ele contamina o solo e o lençol d’água. Se jogado diretamente no vaso sanitário ele vai prejudicar os rios. Um quilo de remédios contamina 450 mil litros de água.

Confira as farmácias que fazem parte dessa iniciativa:

Pague Menos
Avenida D. João VI, 476, Brotas
Av. Aistides Milton, 01 – Itapuã

Erva Doce
Av. Octávio Mangabeira, 815, ljs 26-28

Bahia Farma
Lg da Ribeira, S/N, Ceasa
Rua São Caetano, 335

Farmácia Santana
Av. Tancredo Neves, 148, Loja 26, Quadra K2 (Caminho das Árvores)
São Cristovão (Rodovia BA, 526, nº 325, loja 1058

Bioquimika
Av. Lima e Silva, 252, São Gonçalo

Farmácia Bom Preço
São Gonçalo – Rua Silveira Martins, 2233
Pituba – Av. Antônio Carlos Magalhães, S/N

Fonte: G1





Deixe seu comentário