Exército Salvador

A história da 6ª Região Militar está fortemente ligada à BAHIA. Estabelecida em sua terra e irmanada com sua gente, lutou pela defesa dos mais autênticos interesses de nossa Pátria, constituindo-se no povo em armas.

Em seu rastro de glórias, desde o descobrimento do Brasil encontram-se, indeléveis, fatos ricos em exemplos de valentia, amor à terra, nativismo, ideal de independência e resistência ao jugo estrangeiro.

Exército Salvador

Extraídos da participação nas lutas contra os invasores holandeses, do estabelecimento da defesa da costa, através de um singular sistema de fortificações, das participações nas Guerras da Independência, do Paraguai, Canudos e 2ª Guerra Mundial.

Ela teve como embrião o Governo das Armas da Província da Bahia, criado em 1821, com sede na cidade de Salvador, nascendo sob circunstâncias e em local que a levaram a participar, efetivamente da libertação do solo pátrio do jugo português.

A consolidação do Governo das Armas da Província da Bahia confunde-se com a luta pela Independência da Bahia, que foi palco dos mais violentos combates pela emancipação.

Merece citação o envolvimento do Brigadeiro MANUEL PEDRO DE FREITAS GUIMARÃES, considerado o número 1 da galeria de Comandantes da 6ª RM, que, como Ten Cel, a 10 de fevereiro de 1821 liderou o movimento de caráter nativista inspirado na Revolução Constitucionalista do Porto e Lisboa. Vitorioso, foi aclamado Brigadeiro e Comandante das Armas.

Entretanto, quase um ano depois, em fevereiro de 1822, o governo português, desconhecendo o sentimento brasileiro, nomeia para o mesmo cargo o Brigadeiro MADEIRA DE MELO, originando a crise que teria seu epílogo em Pirajá, livrando, em definitivo, o Território Nacional da ocupação lusa.

Exército Salvador Alistamento

O alistamento militar pode ser feito através do site, acesse para mais informações.

EExército Salvador Concurso

Para se tornar Sargento ou Oficial de carreira do Exército Brasileiro (EB) há necessidade de ser aprovado em concurso público de âmbito nacional, de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade.
Fique atento ao site para saber quando vai ser o próximo concurso.

Exército Salvador Inativos e Pensionistas

O Comando da 6ª Região Militar, atua prioritariamente nos estados da Bahia e Sergipe através da Seção do Serviço de Inativos e Pensionistas (SSIP/6), colaborando para o cumprimento de sua missão, particularmente aos assuntos de interesses dos Inativos e Pensionistas Militares e Especiais, bem como a Servidores Civis Aposentados e Pensionistas Civis.





Cabe a Seção de Inativos e Pensionistas assessorar o Comandante da 6ª Região Militar nos assuntos inerentes aos Inativos e Pensionistas e administrar de maneira eficaz o Sistema de Inativos e Pensionistas, tendo como foco a excelência no atendimento e na prestação dos serviços a todos os seus clientes e usuários.

Exército Salvador Pensão Militar

A pensão militar destina-se a amparar os beneficiários do militar falecido, excluído a bem da disciplina, por deserção ou extraviado em situação de operação militar e será paga conforme o disposto em legislação específica.

Para aplicação da pensão militar será considerado como posto ou graduação do militar o correspondente ao soldo sobre o qual forem calculadas suas contribuições para a pensão militar.

A pensão militar é deferida em processo de habilitação, tomando-se por base a declaração de beneficiários preenchida em vida pelo militar.

Horário de Funcionamento Exército Salvador

  • Atendimento 24 horas

Onde Fica, Endereço e Telefone Exército Salvador

  • Av. Gov. Luís Viava Filho, 305-571 – Imbuí – Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3320-1949

Outras informações e site

Mapa de localização

Exército Salvador
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário