Espetáculo de dança-teatro em Salvador aborda as relações amorosas

O coreógrafo, dançarino e ator Antonio Valtter Leone estreia nesta quinta-feira, 3, espetáculo de dança-teatro inspirado em experiências pessoais. Trata-se de A Casa – Uma Outra História de Amor, que aborda a diversidade sexual.

A montagem, que leva ao palco 25 bailarinos, fica em cartaz  no Teatro Molière, de quinta a domingo, em duas sessões: 18  e 20 horas.

Catarse

No palco, as  diversas possibilidades de relações amorosas, heterossexuais ou homoafetivas  são  mostradas em um clamor por tolerância e respeito. “Em 31 anos de carreira, com mais de 50 espetáculos, é a primeira vez que trato deste tema tão delicado e polêmico”, afirma Antônio Valtter Leone, que há 27 anos mantém a companhia homônima.

Ele revela que a ideia de   A Casa – Uma Outra História de Amor  nasceu  por conta do rompimento de um relacionamento íntimo que teve durante dois anos. “Precisava realizar uma catarse. Transformar a dor em algo muito positivo, e deu certo porque, além da amizade, consegui criar este espetáculo, que assino  a direção geral, o texto, a direção de produção e a coreografia, sem falar que também estarei no palco dançando”, complementou.

A montagem de dança-teatro, que não segue uma linha narrativa e que aposta nas sensações, é dividida em cinco blocos. Os profissionais também dançam com objetos.

Sonho e rompimento

Leone fala dos blocos da montagem: “O primeiro é o sonho e aborda a idealização do amor. O segundo enfoca o rompimento, a dor da separação, os momentos de raiva e cólera. No terceiro bloco, o tema é a saudade, a falta que o outro faz em nossa vida, a nostalgia”, diz.

“Já o quarto e o quinto blocos se debruçam, respectivamente, para a tentativa de retorno do amado e a esperança, que sinaliza para a reconstrução do futuro”, afirma.





Valtter Leone é formado pela Royal Academy of Dance de Londres, onde cursou durante cinco anos,  e pela Escola de Dança da Ufba, onde  fez licenciatura, mas ele também atuou como ator.

“Comecei a trabalhar profissionalmente no programa Recreio, de Tia Arilma (animadora infantil), e aos 11  anos participei da peça O Pequeno Polegar, já como personagem título, de  Maria Manuela, ganhando o Prêmio Martim Gonçalves de ator”, conta o artista, que também fez peças com o paulista  Antônio Soares.

Serviço:

O que: A Casa – Uma Outra História de Amor
Local: Teatro Molière
Endereço: Av. 7 de Setembro, 401, Ladeira da Barra – Salvador

Espetáculo de dança-teatro em Salvador aborda as relações amorosas
4.8 (96%) 55 votos




Deixe seu comentário